Expectativa de inflação já está em trajetória de melhora, diz LCA

Estudo da consultoria aponta que expectativas implícitas costumam antecipar, em até um mês, os movimentos do Focus

Publicidade

SÃO PAULO – Um sentimento misto tomou conta do mercado após a divulgação do relatório Focus na última segunda-feira (16). “De um lado a expectativa para o IPCA medido pelo relatório Focus desacelerou ligeiramente e o IGP-10 veio abaixo da mediana das estimativas. Boas notícias, mas insuficientes para reverter o ceticismo de parte dos investidores e economistas de mercado”, sintetizou André Perfeito, da Gradual Investimentos.

Neste sentido, a LCA Consultores explica que a melhora na expectativa ainda é timida, para 5,22%, em razão da distância do centro da meta de inflação (4,5%). “Ademais, as distribuições das expectativas para o IPCA em 2011 e 2012 ainda apontam uma assimetria à direita, denotando que o balanço de riscos para a inflação é desfavorável”, pondera a consultoria.

Porém, por outro lado a consultoria reconhece que as expectativas de inflação implícitas, obtidas a partir da diferença entre a remuneração dos títulos pré-fixados e os indexados ao IPCA, apontou melhora mais acentuada, de 6,58% no final de janeiro para 5,25% na última medição.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Inflação implícita antecipa Focus
Frente à este cenário conflitante, a LCA realizou um teste de causalidade para verificar se há relação entre as duas medidas acima e observou que “os movimentos das expectativas implícitas costumam antecipar, em até um mês, os movimentos do Focus”.

“A boa notícia retirada desse exercício é de que parece estar encomendada a continuidade da melhora das expectativas de inflação 12 meses à frente do Focus”, resumiu a consultoria, que também acredita que o Banco Central parece ter recuperado a credibilidade junto a analistas após certo descrédito na passagem entre 2010 e 2011.

Queda das commodities ajuda
Já Perfeito, resumiu que “a inflação e sua prima distante, as expectativas, estão num momento de inflexão onde o cenário prospectivo parece por ora menos pior do que algumas semanas atrás uma vez que os preços das commodities estão em queda”, finalizou o economista.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.