EXCLUSIVO: 63% aprovam escolhas de Bolsonaro para ministérios e decisões anunciadas, mostra XP/Ipespe

Pesquisa é a primeira de uma série permanente mensal, divulgada com exclusividade pelo InfoMoney

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A poucos dias de completar um mês da vitória nas urnas, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) tem agradado a maior parte dos eleitores com a montagem do novo governo e suas primeiras medidas anunciadas, mantendo expectativas elevadas sobre como será seu desempenho à frente do Palácio do Planalto. É o que mostra pesquisa XP/Ipespe, a primeira de uma série permanente mensal, divulgada com exclusividade pelo InfoMoney.

Segundo o levantamento, realizado entre os dias 21 e 23 de novembro, 57% dos entrevistados dizem esperar que Bolsonaro faça um governo ótimo ou bom, enquanto 18% projetam uma gestão regular, e 20%, uma administração ruim ou péssima. 6% não souberam ou preferiram não opinar. Os detalhes estão no gráfico abaixo:

xpipespe2711d 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Foram ouvidos 1.000 eleitores de todas as regiões do país, com idade a partir de 16 anos, em entrevistas telefônicas conduzidas por operadores. A margem máxima de erro é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo. Trata-se do primeiro levantamento de avaliação de governo com periodicidade definida, o que permitirá comparações mais precisas ao longo do tempo e observações sobre as reações dos brasileiros a acontecimentos específicos.

O resultado da pesquisa XP/Ipespe mostra um otimismo com o capitão reformado ainda maior do que o registrado nas urnas em 28 de outubro. Na disputa de segundo turno com o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT), Bolsonaro obteve 49,85% dos votos totais. Considerando o universo de eleitores brasileiros (ou seja, incluindo os que não votaram), o presidente eleito, com seus 57.797.847 votos, teve apoio de 39,24%.

Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta na XP e conte com assessoria especializada e gratuita

Continua depois da publicidade

De acordo com dados segmentados do levantamento, as maiores apostas no futuro governo são feitas por homens (62%); das regiões Sul (67%), Sudeste (64%) e Centro-Oeste (63%); evangélicos (68%); de cidades do interior (60%); com idade a partir de 35 anos; e renda familiar mensal superior a R$ 19.080,00 (70%). Veja os detalhes abaixo:

xpipespe2711e 

Para 56% dos eleitores ouvidos, a corrupção terá diminuído nos próximos seis meses, ao passo que apenas 17% esperam um incremento e 23% imaginam que as coisas ficarão como estão. É o que mostra o gráfico:

Continua depois da publicidade

xpipespe2711c

Com mais de uma dezena de nomes anunciados para o novo governo e após os primeiros acenos como presidente eleito, Bolsonaro conquistou a simpatia de parcela expressiva do eleitorado. Segundo a pesquisa, 63% dos entrevistados disseram aprovar, em sua maior parte, as movimentações assumidas pelo militar reformado de um mês pra cá. Outros 26% desaprovam a montagem da nova equipe e as sinalizações feitas, ao passo que 11% não souberam opinar ou não responderam. Confira o gráfico:

xpipespe2711f

Temer e Congresso

A pesquisa XP/Ipespe também testou a aprovação do governo Michel Temer (MDB). Segundo o levantamento, após cerca de 2 anos e 3 meses do impeachment de Dilma Rousseff (PT), o emedebista se prepara para deixar o Palácio do Planalto tendo sua gestão classificada como ótimo ou boa por 8% dos eleitores, enquanto 27% a avaliaram como regular, e 64%, como ruim ou péssima. 1% não soube ou não quis responder.

Apesar de ainda negativos, os números correspondem a uma melhora em comparação com a fotografia de agosto. Naquela época, a avaliação ruim ou péssima do governo batia 77%, enquanto o nível de ótimo ou bom era de 4%. Confira a evolução dos números de maio pra cá:

Publicidade

xpipespe2711a

Os entrevistadores também perguntaram aos eleitores sobre a percepção acerca do desempenho recente do Congresso Nacional. Para 65%, a avaliação é ruim ou péssima, enquanto a de ótimo ou bom fica apenas nos 5%. Para 28% o desempenho do parlamento é regular, e 3% dos eleitores ouvidos não quiseram ou não souberam responder.

xpipespe2711b 

Para acessar a íntegra da pesquisa XP/Ipespe, clique aqui.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.