Ex-ministro interino de Bolsonaro será número 2 da pasta das Cidades no governo Lula

Helder Melillo Lopes Cunha Silva, que foi ministro interino do Desenvolvimento Regional no governo de Jair Bolsonaro (PL), será o novo secretário-executivo do Ministério das Cidades

Fábio Matos

Presidente Lula, acompanhado do Ministro das Cidades, Jader Filho, é entrevistado pelo jornalista Marcos Uchoa para o programa Conversa com o Presidente, no Palácio do Alvorada. Imagem: Canal Gov

Publicidade

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou, nesta terça-feira (16), um ex-ministro interino da gestão de Jair Bolsonaro (PL) para um cargo importante na Esplanada dos Ministérios.

Helder Melillo Lopes Cunha Silva, que foi ministro interino do Desenvolvimento Regional no governo Bolsonaro, será o novo secretário-executivo do Ministério das Cidades. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União.

O Ministério das Cidades é comandado por Jader Filho (MDB), filho do ex-senador e ex-governador do Pará Jader Barbalho e irmão do atual governador do estado, Helder Barbalho (MDB). Na prática, Cunha Silva assumirá o posto de número 2 da pasta.

Continua depois da publicidade

Cunha Silva assumiu, interinamente, o comando do Ministério do Desenvolvimento Regional em dezembro de 2022, já no fim do governo Bolsonaro, após a exoneração do então ministro Daniel Ferreira. Funcionário de carreira, ele era o secretário-executivo da pasta.

O cargo de número 2 do Ministério das Cidades estava vago desde a saída do ex-deputado federal Hildo Rocha (MDB), demitido na sexta-feira (12).

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.