Ex-diretor do FBI diz que Trump mentiu e que tem certeza que Rússia tentou interferir nas eleições

Comey disse que registrou suas conversas porque estava "honestamente preocupado" com o fato de o presidente mentir sobre o que havia dito na reunião

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – James Comey, ex-diretor do FIB afirmou no Senado americano nesta quinta-feira (8) que o presidente Donald Trump escolheu difamá-lo e também o FBI. “Embora a lei não exija nenhum motivo para demitir o diretor do FBI, a administração [Trump] escolheu me difamar e, mais importante, difamar o FBI ao dizer que a organização estava em desordem, e que a força de trabalho havia perdido confiança em seu líder”, afirmou.

Ele foi demitido no mês passado de forma repentina por Trump, que afirmou não ter gostado da forma como ele lidou com os vazamentos e a investigação de email da ex-candidata Hilary Clinton e a relação dos russos na situação. Porém, existem suspeitas de que o presidente estaria tentando interferir na investigação, já que ela poderia lhe atingir.

Durante o depoimento na Comissão de Inteligência do Senado, Comey disse que Trump elogiou por várias vezes o seu trabalho. “Eu entendi que estava fazendo um bom trabalho. Fiquei confuso quando soube pela imprensa que tinha sido demitido por causa da investigação sobre a Rússia. Isso não fazia nenhum sentido para mim”, declarou.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O ex-diretor disse que registrou suas conversas porque estava “honestamente preocupado” com o fato de o presidente mentir sobre o que havia dito na reunião. Ele continuou fazendo isso para futuras conversas, e os dois falaram em privado um total de nove vezes antes de Comey ser demitido, disse em seu depoimento.

Ele também afirmou ter pedido ao secretário de Justiça, Jeff Sessions, que não conversasse mais a sós com Trump, por ser inapropriado considerando o caráter independente do posto de diretor do FBI. Sessions nunca o respondeu.

“Criar registros escritos foi minha prática a partir daquele ponto [do primeiro encontro]. Não era no passado”, afirmou, lembrando que só teve duas conversas a sós com Obama, e que nunca sentiu a necessidade de registrar seu conteúdo.

Continua depois da publicidade

Sobre a interferência da Rússia na eleição presidencial americana no ano passado, Comey disse não ter dúvidas de que isso ocorreu. Ao ser perguntado se “tinha alguma dúvida de que a Rússia tentou interferir” , ele respondeu: “Nenhuma [dúvida]”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.