Europa tem de se tornar “federação de Estados”, diz Barroso

Segundo presidente da Comissão Europeia, os países devem ceder mais soberania e se encaminhar à plena integração

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente da Comissão Europeia, órgão executivo da UE (União Europeia), José Manuel Barroso, pediu nesta quarta-feira (12) que o bloco seja transformado em uma “federação de nações-Estado”, na qual os países cederiam mais soberania e se encaminhariam à plena integração.

Em um discurso ao Parlamento Europeu, Barroso disse não estar pedindo um “superestado” europeu, mas afirmando que a UE irá sempre ser menos do que a soma de suas partes, a não ser que a união seja aprofundada.

“Não tenhamos medo das palavras: nós precisamos seguir adiante rumo a uma federação de nações-Estado. Esse é nosso horizonte político. Isso é o que tem de guiar nosso trabalho nos anos que virão”, disse ele em seu discurso anual do “estado da União”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Uma federação democrática de nações que possa enfrentar nossos problemas comuns, por meio do compartilhamento de soberania de modo que cada país e seus cidadãos estejam mais bem equipados para controlar o próprio destino.”

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.