Publicidade
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, voltou a criticar o Judiciário brasileiro e sinalizou que Washington prepara novas medidas contra o Brasil. Em entrevista à Fox News nesta segunda-feira (15), durante visita a Israel, o chefe da diplomacia americana afirmou que o “estado de direito está se rompendo” no país após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Rubio não citou nominalmente Alexandre de Moraes, mas se referiu a um “juiz ativista” que teria ultrapassado limites de jurisdição. “Ele não apenas foi atrás de Bolsonaro, mas tentou exercer reivindicações extraterritoriais até contra cidadãos americanos, ou pessoas que postam online a partir dos Estados Unidos”, disse.

Tarcísio pede autorização para visitar Bolsonaro e retoma articulações pela anistia
Governador de São Paulo busca apoio político após condenação do ex-presidente e intensifica negociações para aprovação da anistia no Congresso

Gleisi descarta anistia a Bolsonaro, mas admite debate sobre redução de penas do 8/1
Ministra diz que PT será firme contra perdão, mas vê espaço para discussão no STF e no Congresso sobre dosimetria
Possíveis medidas adicionais
O diplomata declarou que a Casa Branca deve reagir em breve. “Haverá uma resposta dos EUA a isso, e teremos alguns anúncios na próxima semana ou mais sobre quais passos adicionais pretendemos tomar”, afirmou.
Continua depois da publicidade
Rubio concluiu dizendo que o julgamento de Bolsonaro seria “mais um capítulo de uma crescente campanha de opressão judicial que também tentou atingir empresas americanas e até pessoas que operam a partir dos EUA”.