EUA derruba suposto balão espião enviado pela China; episódio acirra tensão entre os países

A China negou a suspeita, afirmando se tratar de um dirigível meteorológico, desviado pelo vento

Equipe InfoMoney

Reprodução: CNBC

Publicidade

Um balão chinês, suspeito de ser utilizado como instrumento de espionagem, foi derrubado hoje nos Estados Unidos, segundo noticiaram agências internacionais.

O objeto foi abatido quando sobrevoava as costa dos estados da Carolina do Norte e do Sul. O balão teria atravessado locais militares sensíveis da América do Norte e, por conta disso, o episódio criou tensões entre China e Estados Unidos.

Pouco antes do objeto ser derrubado, o presidente americano, Joe Biden, havia dito que cuidaria da situação que piorou a relação entre os dois países.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O secretário de Defesa, Lloyd Austin, citado pelo Financial Times, disse que caças americanos derrubaram o balão dentro do espaço aéreo americano e sobre suas águas territoriais, com autorização de Biden.

A Casa Branca e o Pentágono se recusaram a comentar sobre o caso.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, cancelou na uma visita à China, na qual se encontraria com o presidente Xi Jinping, por causa da descoberta do balão.

Continua depois da publicidade

O secretário afirmou que a presença do objeto foi um “ato irresponsável” e uma “clara violação da soberania dos EUA” e do direito internacional. E admitiu que o episódio prejudicava discussões importantes que os EUA se preparavam para ter com os chineses.

A China negou se tratar de espionagem. Afirmou que o balão era um dirigível usado para pesquisas meteorológicas e que o objeto foi desviado de seu curso pelos ventos. O Pentágono rejeitou a explicação dos chineses.

O episódio também gerou desgastes políticos internos. Biden recebeu críticas ferrenhas de parlamentares republicanos pela demora em ordenar o abate do balão.

(com agências internacionais)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.