“Estou pronto para ser preso”, diz Lula em entrevista para livro

Em entrevista para o livro "A Verdade Vencerá - O povo sabe por que me condenaram", ex-presidente descartou a possibilidade de fuga

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar dos crescentes riscos de prisão após a condenação em segunda instância pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz não estar disposto a deixar o país ou buscar asilo político em alguma embaixada. Conforme noticia o site do jornal O Globo, em entrevista para o livro “A Verdade Vencerá – O povo sabe por que me condenaram”, o líder petista disse estar pronto para ser preso.

“Estou [pronto para ser preso]. O que não estou é preparado para a resistência armada. Como sou um democrata, nem apreender a atirar eu aprendi. Então, isso está fora. O PT não nasceu para ser um partido revolucionário, nasceu para ser um partido democrático e levar a democracia até as últimas consequências”, afirmou Lula em entrevista dada nos dias 7, 15 e 28 de fevereiro aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, para o internacionalista e professor Gilberto Maringoni e à editora Ivana Jinkings. A obra encontra-se em pré-venda até 16 de março.

Na conversa, ainda de acordo com o jornal, o ex-presidente descarta a possibilidade de fuga. “Eu não vou sair do Brasil, não vou me esconder em embaixada, eu não vou fugir. A palavra ‘fugir’ não existe no meu dicionário. Vou estar na minha casa, chegando em casa entre 20h e 21h, indo dormir às 22h, acordando às 5h para fazer ginástica. Há duas instâncias superiores que a agente pode recorrer (STF e STJ) e vamos recorrer. Eles vão tomar a decisão, eu estou pronto para ser preso. É uma decisão deles”, disse.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Quer driblar o risco político e ganhar dinheiro com segurança nessas eleições? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.