“Estou cansado de mentiras e safadezas”, afirma Lula, dizendo-se “profundamente irritado”

Em evento no ABC, ex-presidente afirmou que a esquerda no Brasil está sendo perseguida como os judeus pelos nazistas; segundo ele, há pessoas que não aceitaram uma eleição que elegeu uma mulher presidente da República

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO — O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva disse na última sexta-feira (24) que a esquerda brasileira está sendo perseguida como os judeus foram perseguidos pelos nazistas e os cristãos pelos romanos, e criticou setores do país que, segundo ele, não aceitaram a vitória nas urnas da presidente da República, Dilma Rousseff.

“Quero dizer para vocês que estou cansado de mentiras e safadezas, estou cansado de agressões à primeira mulher que hoje governa esse país. Estou cansado com o tipo de perseguição e criminalização que tentam fazer à esquerda desse país. Parece os nazistas criminalizando o povo judeu e romanos criminalizando os cristãos”, disse, em discurso na posse da diretoria do Sindicato dos Bancários do ABC, em Santo André.

“Nunca tinha visto na vida pessoas que se diziam democráticas e não aceitaram uma eleição que elegeu uma mulher presidente da República”, acrescentou.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O ex-presidente ainda falou das realizações de seus governos. “Eles não suportam que um metalúrgico quase analfabeto tenha colocado mais gente na faculdade do que eles, não suportam que a gente não deixou privatizar o Banco do Brasil e comprou a Nossa Caixa e o Banco Votorantim”, disse Lula.

“Eu, sinceramente ando de saco cheio. Profundamente irritado. Pobre ir de avião começa a incomodar; fazer faculdade começa incomodar; tudo que é conquista social incomoda uma elite perversa”, acrescentou o ex-presidente.

Apesar de um discurso rápido para os padrões de Lula e aparentar um tom apático, o ex-presidente tentou passar confiança: “Eu quero dizer para todas as pessoas que estão descrentes, que acham que o mundo vai acabar, que está vivendo uma crise, que não há um momento na história desse país que não tivemos uma crise”.

Continua depois da publicidade

Lula disse ainda estar otimista com o futuro do país e compreender a apreensão de parte da população com o desemprego e com a inflação, mas ressaltou que o cenário já esteve pior.

“A inflação está 9%, com perspectiva de cair. Quando eu peguei esse país, a inflação estava a 12%, o desemprego a 12 %”, declarou ele. “Não é porque a criança está com febre que vamos enterrá-la”, concluiu Lula.

O ex-presidente afirmou ainda que é preciso conscientizar e educar a população para que ela saiba compreender os momentos de crise. “Cada vez mais as coisas pioram para nós, jogamos a culpa no governo. É mais fácil. A gente tem que encontrar alguém para jogar a culpa”.

Operação Lava Jato
O ex-presidente da OAS José Adelmário Pinheiro Filho, conhecido como Léo Pinheiro, teria autorizado seus advogados a negociar um acordo de delação premiada com a força-tarefa da Lava Jato, segundo a revista Veja deste fim de semana.

Segundo a revista, o empresário estaria disposto a fornecer provas do envolvimento de Lula no esquema que abasteceu partidos da base do governo – PT, PMDB e PP – e até da oposição. As tratativas ainda estariam ocorrendo, segundo a publicação. Os advogados do executivo, contudo, negam qualquer iniciativa neste sentido.

Foram nas conversas telefônicas  de Léo Pinheiro que os investigadores encontraram referências a Lula pelo apelido de “brahma” e também a Aécio Neves (PSDB-MG). Nem Aécio Neves nem Lula são investigados no âmbito da Lava Jato.

(Com Agência Estado e Agência Brasil)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.