“Estou ainda mais convicto da minha tese”, diz autor do livro “O Fim do Brasil”

Analista da Empiricus Felipe Miranda ressalta ser "impossível" prever o resultado da eleição mas acredita que, caso Dilma seja reeleita, pode "dobrar a aposta" e atuar ainda mais no sentido da "nova matriz econômica"

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Na última terça-feira, em São Paulo, o analista da Empiricus deu mais um passo para avançar a sua tese polêmica contra a política econômica do atual governo. Felipe Miranda lançou o seu livro “O Fim do Brasil” e, para ele, desde que lançou a sua tese, ela só se confirmou.

“Eu estou ainda mais convicto sobre a minha tese”, afirmou o analista em entrevista ao InfoMoney um dia após o lançamento do livro. “Quando eu comecei a escrever a minha tese, a expectativa de crescimento para a economia brasileira era de 1,3% em 2014; hoje, ela está em 0,3%. Já a taxa de câmbio era de R$ 2,20 e, agora, está por volta de R$ 2,41”.

Para Miranda, “as coisas pioraram” no Brasil, agravadas por dois fatores internacionais, além de todos os problemas internos: a expectativa de uma elevação na taxa de juros nos EUA, aumentando a atratividade do capital para lá e reduzindo o capital de curto prazo no Brasil e a expectativa de desaceleração da atividade econômica da China, gigante que por anos guia a exportação brasileira de commodities. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com isso, somam-se ainda os fatores internos que, para ele, fará com que o Brasil mergulhe numa crise que só teve paralelos nos anos anteriores de 1994. A Tese de “O Fim do Brasil” utiliza o recurso de uma série de dados de emprego e níveis de atividade econômica para destacar que, se tudo continuar como está, o Brasil pode caminhar para uma crise e retroceder a anos anteriores a 1994.

 “O Fim do Brasil” mostra dez erros da política econômica atual e que estão acabando com o “tripé econômico”, baseado em taxa de câmbio flutuante, política fiscal austera e metas de inflação e até foi alvo de uma representação do PT no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – mas não saiu do ar.  

Dentre os tantos problemas que podem voltar, estão a inflação alta, problemas de abastecimento e produção, além de congelamento de preços. 

Continua depois da publicidade

E, conforme ressaltou o analista, por mais que não tenha atingido a economia real ainda “de cheio”, os problemas econômicos já começam a ser evidenciados antes mesmo do ano acabar, e já chega do mercado de trabalho, que é um tanto rígido. Os dados da PNAD divulgados semana passada mostraram um avanço da taxa de desemprego de 6,1% em 2012 para 6,5% em 2013 e com os números já ruins para o mercado de trabalho também neste ano. “E a tendência é de [a taxa de desemprego] aumentar ainda mais”, afirma, ressaltando que os empresários já estão bastante pessimistas, o que mostra que a situação está perto de piorar.

Dilma “dobra a aposta” em caso de reeleição
O analista da Empiricus ressalta ser “impossível” prever o resultado da eleição, mas vê uma chance igual de Dilma Rousseff e da oposição ganhar, tendo o principal nome o de Marina Silva. Caso a oposição ganhe, o cenário é de uma volta à ortodoxia econômica, fazendo os reajustes necessários para a volta do crescimento.

Por outro lado, com a reeleição de Dilma, a expectativa é de que não haja uma mudança para uma gestão com menores gastos e, sim, “dobrar a aposta”. “Como disse [o ministro da Fazenda] Guido Mantega, a presidente irá levar a política econômica às últimas consequências se for eleita. O governo não irá reconhecer que errou, por que isso seria um estelionato eleitoral, indicando que mentiu ao dizer que estava tudo bem, sendo que não estava”. 

Continua depois da publicidade

Assim, a “nova matriz econômica” do atual governo continuará em uma eventual gestão da petista. A nova matriz econômica é baseada em medidas como aumento dos gastos públicos, maior intervenção estatal da economia, menor preocupação com o combate à inflação, aumento da participação do BNDES [Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social], controle de preços, entre tantos outros. 

Para Miranda, a atual matriz segue com força num segundo mandato petista, tanto por questões ideológicas quanto por erros de diagnóstico. “Do lado ideológico, é porque a presidente acha que o Estado atua de uma maneira melhor do que o setor privado. Do lado pragmático, é o erro de diagnóstico de que há um problema de demanda na economia, sendo que a questão principal é de que a oferta está parada, além de também culpar a desaceleração econômica mundial pelo baixo crescimento”.

Sobre os modelos de concessão sobre o modelo de infraestrutura, o analista ressalta que houve alguns avanços, mas muito aquém do que é necessário. Atualmente, o investimento é de 16,5% do PIB, sendo que o ideal para o País é de uma taxa entre 23% e 25% do PIB. “Eles reconheceram que não é possível regular a qualidade das concessões e a taxa de retorno”.

Publicidade

Para ele, caso a oposição vença, a expectativa é de que ela faça os ajustes necessários para que o Brasil já possa registrar um crescimento no final de 2015. A projeção é de que haja um ou dois trimestres de retração do PIB, mas que depois volte a registrar crescimento, em caso de uma mensagem clara para a população. No último trimestre de 2015, pode-se crescer entre 3% e 4% em termos anualizados e, assim, levar a uma alta mais forte no ano seguinte. “O ano de 2016, sem ajustes, será trágico”, afirma o analista. 

E qual a receita para a retomada da confiança? Para Felipe Miranda, não há segredos. Voltar ao tripé macroeconômico de câmbio flutuante, metas de superávit primário e sistemas de metas de inflação. Além disso, aumentar os estímulos à infraestrutura e perseguir as reformas microeconômicas.

“O Brasil está crescendo 2 pontos percentuais a menos na comparação mundial e está tendo o seu pior desempenho desde o governo de Floriano Peixoto, que enfrentou a crise do Encilhamento. A economia mundial está desacelerando sim, mas os ajustes internos têm que ser realizados o quanto antes”, afirma. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.