“Estamos no rumo certo”, diz Lula sobre alta de 0,8% do PIB no 1º trimestre

Em mensagem publicada nas redes sociais, presidente celebrou o desempenho da economia brasileira entre janeiro e março deste ano e destacou consumo das famílias e alta do setor de serviços

Fábio Matos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em visita à sede da Embraer (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou, nesta terça-feira (4), o desempenho registrado pela economia brasileira no primeiro trimestre deste ano.

Segundo dados divulgados nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil avançou 0,8% nos três primeiros meses de 2024, na comparação com o trimestre anterior.

Em valores correntes, o PIB do país foi de R$ 2,7 trilhões. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, a alta do PIB foi de 2,5%.

Continua depois da publicidade

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

O desempenho representou uma retomada da economia brasileira, após o PIB ter “andado de lado” tanto no terceiro quanto no quarto trimestre de 2023.

“O PIB avançou no primeiro trimestre deste ano puxado por maior consumo das famílias e serviços. E outra boa notícia é que, segundo a previsão do FMI, o Brasil subirá mais uma posição, chegando a 8º PIB mundial. Mais uma prova de que estamos no rumo certo”, escreveu Lula, em mensagem publicada em sua conta oficial no X (antigo Twitter).

Continua depois da publicidade

Os resultados vieram dentro do esperado pelo consenso LSEG de analistas, que previa crescimento de 0,8% na comparação trimestral. A projeção anual era uma alta de 2,2%.

Pela ótica da produção, os destaques foram os serviços (+1,4%) e a agropecuária (+11,3%), enquanto a indústria ficou praticamente estável (-0,1%).

Pelo lado da despesa, o consumo das famílias (1,5%) e a Formação Bruta de Capital Fixo (4,1%) se expandiram, enquanto a despesa de consumo do governo (0%) registrou estabilidade.

Continua depois da publicidade

Em 2023, ao fim do primeiro ano do terceiro mandato de Lula, o PIB do Brasil registrou crescimento de 2,9%, na comparação com 2022.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”