Estados se adequam à Lei Fiscal e apenas três estão acima do limite

Goiânia supera meta em gastos com pessoal enquanto que São Paulo se mantém acima do limite da dívida, apontam dados

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com levantamento realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo, apenas três capitais não se adequaram às imposições da Lei Fiscal e ainda se encontram fora do limite estipulado.

Conforme indicam os dados do segundo quadrimestre deste ano, entre as capitais brasileiras que não se adequaram à Lei, Goiânia ainda se encontra acima do teto de gasto com pessoal, enquanto que São Paulo e João Pessoa também estão fora do limite.

Pela metodologia utilizada, cinco critérios são levados em consideração: os gastos com pessoal, dívida consolidada líquida, garantia de valores, operações de crédito externas e internas e operações de crédito por antecipação de receita. Sendo que cada um desses é comparado com a receita corrente do município.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Acima do limite

Entre os Estados avaliados, somente Goiânia não passou no critério de despesas com pessoal. De acordo com o artigo 20 da Lei Fiscal, as despesas devem ser limitadas a 54% de sua receita, enquanto que, na região mencionada, esse índice atinge 73,58%.

Em São Paulo, apesar da boa redução da divida líquida consolidada, o critério ainda se mantém acima da meta. Em 2004, ao final da gestão de Marta Suplicy (PT) essa cifra atingia 246,45% do total da receita. Hoje, esse número recuou para 196,08%, mas ainda está acima dos 120% requeridos.

O último dos três, João Pessoa se encontra atualmente acima do limite de operações de crédito. O índice na região chegou a 20,31% no segundo quadrimestre, enqaunto o limite é de 16%.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.