Especialistas explicam cartilha para emigrante estrangeiro em rádio

Documento possui informações sobre vistos, saúde, educação e trabalho em outros países para turistas e emigrantes brasileiros

SÃO PAULO – Na última sexta-feira (29), o diretor do Departamento de Imigração do Ministério do Trabalho, Paulo Sérgio de Almeida, e o especialista em Direito Internacional, João Batista Lira, explicaram detalhes da cartilha com informações para emigrantes brasileiros e turistas que vão ficar por um tempo determinado fora do país.

Segundo a Agência Câmara, a explicação foi feita no programa da Rádio Câmara, 15 Minutos de Cidadania.

Brasileiros no exterior

A ONU (Organização das Nações Unidas) estima que cerca de 4 milhões de brasileiros morem no exterior, sendo que a maioria, reside nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Para Lira, mais de 80% dos problemas enfrentados por esses emigrantes vêm da falta de informação. “As pessoas embarcam num sonho de que a vida vai ser maravilhosa e simplesmente não se preparam para os costumes legais”, afirma.

Na cartilha, elaborada pelo governo brasileiros, a pessoa que pretende viajar ou mudar de país pode obter informações sobre vistos de permanência, saúde, educação e trabalho em outros países.