Equipe econômica admite “ruído” com Vale Gás e quer mudar projeto no Congresso

Projeto provocou desconforto no mercado por "driblar" limites previstos no arcabouço fiscal e gerou controvérsia dentro do governo

Marcos Mortari

Reunião entre os ministros do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), e da Fazenda, Fernando Haddad (PT) | (Foto: Diogo Zacarias/MF)
Reunião entre os ministros do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), e da Fazenda, Fernando Haddad (PT) | (Foto: Diogo Zacarias/MF)

Publicidade

Objeto de preocupação entre agentes econômicos no campo fiscal, o projeto de lei (PL 3.335/2024) que trata de mudanças no Vale Gás não deve avançar no Congresso Nacional no formato encaminhado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É o que avaliam integrantes da equipe econômica consultados pelo InfoMoney.

Em conversas reservadas, fontes tanto do Ministério da Fazenda quanto do Ministério do Planejamento e Orçamento reconhecem os ruídos provocados pelo texto que saiu do Palácio do Planalto e seus efeitos no mercado, em razão de possíveis “dribles” às regras fiscais vigentes e já avaliam possíveis mudanças de redação.

Leia também: Foco em arrecadação cria “armadilha” para governo no futuro

Continua depois da publicidade

O projeto remetido à deliberação do parlamento diz que o auxílio “Gás dos Brasileiros” será operacionalizado de duas formas: 1) pagamento de valor às famílias beneficiárias; e 2) concessão de descontos na aquisição do gás de cozinha.

No primeiro caso, foi mantida a regra de concessão de benefício adotada na gestão anterior, a cada bimestre, de valor correspondente a uma parcela de, no mínimo, 50% da média do preço nacional de referência do botijão às famílias elegíveis.

Já o segundo consiste em desconto direto no revendedor varejista para a compra de botijão, limitado a uma unidade por família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Continua depois da publicidade

Pelo texto, esta nova modalidade poderá ser custeada por meio de repasses diretos à Caixa Econômica Federal de duas formas: 1) pela União, de dotações orçamentárias consignadas ao Ministério de Minas e Energia, observada a disponibilidade orçamentária e financeira; e 2) por pessoas jurídicas que firmarem termo de adesão com a União.

A última, na prática, representa uma espécie de “encontro de contas” de pagamentos que seriam feitos à União, por empresas que exploram o pré-sal, destinados ao chamado Fundo Social.

Leia também: Governo já “precifica” nova negociação com Congresso sobre desonerações em 2025

Continua depois da publicidade

Especialistas criticaram a manobra por entenderem que, através da renúncia de arrecadação e do envio dos proventos devidos ao Fundo Social diretamente à Caixa Econômica Federal, ela contorna o teto de gastos imposto pelo novo marco fiscal ─ um dos principais gargalos para as contas públicas no Orçamento dos próximos anos.

Desta forma, é possível realizar um subsídio sem que o ônus incorrido pela União seja contabilizado como gasto ─ ou seja, sem o risco de desobedecer uma das restrições impostas pelo arcabouço fiscal. O que foi interpretado como fragilização da regra.

Uma fonte da equipe econômica admite o problema com a redação do projeto e reconhece que ela afetou a credibilidade do governo junto ao mercado financeiro em um momento relevante para a política fiscal. “Estamos navegando em um barquinho em meio a um oceano em constante turbulência e cheio de tubarões”, disse.

Continua depois da publicidade

Leia também: Governo espera “janela de oportunidade” para encaminhar ajuste estrutural de despesas

Para ela, no entanto, o desgaste poderá ser inócuo, em meio aos riscos de o projeto não avançar no Congresso Nacional ou mesmo de possíveis entraves no Tribunal de Contas da União (TCU).

Mas o mesmo modus operandi foi adotado para o programa “Pé de Meia”, que cria um fundo de até R$ 20 bilhões com recursos de superávits e sobras de outros fundos ─ Fundo Social (FS), Fundo Garantidor de Operações (FGO) e Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) ─ para incentivar a permanência e à conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público.

Continua depois da publicidade

Com tal desenho, não há despesas do Tesouro Nacional e os recursos vindos dos referidos fundos sequer são repassados aos cofres da União (o que culminaria em registro de receita e posterior despesa, limitada às regras do arcabouço fiscal).

A lei foi sancionada com essa formatação com assinaturas de Lula, dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Camilo Santana (Educação), de Silvio Almeida (então ministro dos Direitos Humanos) e de Osmar Ribeiro de Almeida Junior (secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome). Chamou atenção a ausência de Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), uma das maiores defensoras do programa de incentivo à permanência dos jovens na escola.

Outra fonte ouvida pela reportagem reconheceu os ruídos no Vale Gás, mas disse que a equipe econômica deverá trabalhar em mudanças no texto, durante sua tramitação no Congresso Nacional, de modo a torná-lo compatível com as regras fiscais.

“Nós arrumamos [em] todas as outras [vezes]. Sempre que deu ruído, de alguma forma, a gente resolveu. Agora vai acontecer a mesma coisa. Nós vamos dar um jeito de arrumar e vai ficar tudo bem”, assegurou.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.