Entenda por que o Ibope suspendeu e o Datafolha cancelou a divulgação das pesquisas presidenciais

Dúvida sobre questionário registrado no TSE, que ainda continha Lula nos levantamentos, levou Ibope a suspender pesquisa e Datafolha a cancelar o registro no Tribunal

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio a um cenário eleitoral tão indefinido, as pesquisas eleitorais têm sido aguardadas com ansiedade pelo mercado. Com isso, desde o final da semana passada, os investidores já esperavam pela divulgação do Ibope e do Datafolha na terça-feira (4) e na quinta-feira (6) respectivamente.

Desta forma, foi grande a surpresa com os rumores – depois confirmados – de que o Ibope suspendeu a divulgação do levantamento na noite da véspera. Também na terça-feira à noite, o Datafolha comunicou que não somente deixaria em suspenso, como cancelaria o último levantamento registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a ser realizado entre 4 e 6 de setembro. 

O motivo para a decisão dos dois institutos foi o mesmo: a incerteza com relação ao questionário registrado no TSE após a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter sido barrada na Corte na última sexta-feira (31) à noite.

Continua depois da publicidade

Ibope: questionário aplicado difere do registrado

No caso do Ibope, o questionário da pesquisa, registrada na última quarta (29), ainda trazia Lula como candidato em um dos cenários de primeiro turno testados, em cumprimento ao que estabelece a Lei Eleitoral.

Contudo, com a decisão do Tribunal de indeferir o pedido de registro da candidatura petista, o instituto apenas aplicou, no campo entre os dias 1 e 3 deste mês – ou seja, após Lula ser barrado -, questionamentos referentes a simulações que desconsideravam o nome do petista, embora no questionário registrado junto à Justiça Eleitoral constasse pergunta incluindo o ex-presidente. Assim, o  instituto protocolou um requerimento no TSE questionando se pode divulgar o resultado do levantamento e ainda não obteve resposta. 

O Ibope publicou nota na noite de quarta-feira explicando o caso, em texto lido pelos apresentadores do Jornal Nacional, da TV Globo. A emissora foi uma das contratantes da pesquisa, juntamente com o jornal O Estado de S.Paulo. A íntegra da nota está disponível ao final desta reportagem. 

Datafolha cancela a pesquisa

Enquanto isso, o Datafolha oficializou o cancelamento do registro da pesquisa, uma vez que o questionário contemplava um cenário com o nome do petista – desta forma, o instituto decidiu não aplicá-lo. 

O registro da pesquisa para presidente, de código BR-02553/2018, foi feito na sexta, antes do término da votação do TSE que vetou a candidatura do petista. 

Com esse imbróglio, tanto o Datafolha quanto o Ibope registraram novas pesquisas, com previsão para serem divulgadas na próxima segunda-feira (10). Porém, o Ibope poderá divulgar o levantamento esta semana dependendo da resposta do Tribunal Eleitoral.

De qualquer forma, em um cenário já de turbulência para o mercado financeiro, a não-divulgação dos levantamentos podem causar ruídos para os investidores, ao mesmo tempo em que se aguarda com ansiedade pela resposta do TSE ao Ibope. 

Leia mais:

–  Ibope suspende e Datafolha cancela divulgação de pesquisa por causa de Lula

Confira a íntegra da nota divulgada pelo Ibope ontem à noite:

Eleições 2018: Esclarecimento
O IBOPE registrou no TSE, dia 29 de agosto, cinco dias antes da data de divulgação, como prevê a lei, pesquisa eleitoral sobre a intenção de votos nos candidatos à presidência da República, sendo os contratantes a TV Globo e o jornal O Estado de S. Paulo. Naquela ocasião, o PT havia solicitado o registro de Luiz Inácio Lula da Silva como seu candidato e aguardava definição a respeito do Tribunal Superior Eleitoral. Por esta razão, como fez em pesquisa anterior, o IBOPE registrou no TSE pesquisa com dois cenários. O primeiro, com o nome de todos os candidatos com registros solicitados ao Tribunal, incluindo Lula. O segundo, com o nome de Fernando Haddad, candidato a vice-presidente na chapa do PT, apontado como eventual substituto de Lula em caso do então provável indeferimento de sua candidatura. Ocorre que na madrugada de sábado, dia 1° de setembro, o plenário do TSE, sem aviso prévio de que julgaria o feito, indeferiu o registro da candidatura de Lula e proibiu que o ex-presidente participasse, como candidato, de atos de campanha ou da propaganda eleitoral no Rádio e na Televisão. A Corte determinou também que o nome de Lula fosse retirado da urna eletrônica e concedeu 10 dias para que o PT indicasse novo candidato. Diante disso, na manhã de sábado, antes da realização da pesquisa, e para estar de acordo com o julgamento e as determinações do TSE, o IBOPE não pesquisou o cenário com Lula, diferentemente do que constava do registro da pesquisa, aplicando apenas o cenário alternativo, tendo Haddad como candidato. A intenção do instituto é obter o aval do TSE para divulgação do resultado dessa pesquisa, com a mencionada adequação. Foi o que o IBOPE fez hoje. Até o momento, porém, o TSE não se manifestou sobre a questão, razão pela qual, em respeito à lei, o IBOPE não liberou a pesquisa para divulgação. Tão logo o TSE se pronuncie a respeito, o IBOPE informará o público e, consoante com a decisão da Corte, liberará ou não os resultados.

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.