PSDB vs PT

Enquanto Temer articula ajuda, líder petista manda recado: “partido votará pelo afastamento de Aécio”

"Nós vamos votar pela aceitação da recomendação do Supremo Tribunal Federal", disse Humberto Costa

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Na próxima terça-feira (17), está prevista a votação no plenário do Senado sobre a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que afastou Aécio Neves (PSDB-MG) de seu mandato parlamentar e o PT já tem uma posição. Em vídeo postado nas redes sociais, o líder da minoria no Senado, Humberto Costa (PT-PE), mandou o recado ao tucano: “o PT quer o afastamento de Aécio Neves”.

De acordo com Costa, a bancada petista, que é composta por nove parlamentares, votará pela manutenção do afastamento de Aécio do Senado: “no entendimento da nossa bancada, eu tenho certeza de que o PT vai votar ‘sim’. Nós vamos votar pela aceitação da recomendação do Supremo Tribunal Federal”, declarou Costa no vídeo gravado.

PUBLICIDADE

Sobre a decisão do Supremo na véspera do feriado, quando, por 6 votos a 5, determinou que o afastamento de parlamentares precisará do crivo do Congresso, o petista elogiou e classificou como correta, já que preservou a autonomia entre os dois poderes.

Temer articula ajuda

De acordo com a jornalista do G1, Andréia Sadi, Michel Temer está articulando com sua base uma operação para ajudar Aécio Neves conseguir os votos necessários para derrubar seu afastamento do mandato e recolhimento noturno, além de articular com o PMDB para garantir blindagem ao tucano no Conselho de Ética.

Para executar a ajuda ao tucano, Temer escalou o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), para costurar acordos com senadores. Nos bastidores, Aécio ainda conta com auxílio do ministro Antonio Imbassahy (PSDB), articulador político do governo, aponta a matéria de Sadi.