Enquanto Mantega sai da Fazenda, Tombini deve ficar no BC em eventual 2º mandato de Dilma

A presidente surpreendeu na semana passada ao anunciar que fará mudanças na sua equipe, inclusive no Ministério da Fazenda, atualmente comandado por Guido Mantega, mas presidente do BC deve continuar, diz fonte à Reuters

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA  – A presidente Dilma Rousseff (PT), caso seja reeleita, deve manter Alexandre Tombini no comando do Banco Central, disse à Reuters uma fonte oficial próxima do núcleo do governo.

A presidente surpreendeu na semana passada ao anunciar que fará mudanças na sua equipe, inclusive no Ministério da Fazenda, atualmente comandado por Guido Mantega, em um eventual segundo mandato.

“Tombini está fazendo um bom trabalho no Banco Central. Tirá-lo do BC para que assuma a Fazenda não é tido como uma boa solução”, disse.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

De acordo com a fonte, que falou em condição de anonimato, os nomes de Nelson Barbosa, ex-secretário-executivo da Fazenda, e de Otaviano Canuto, ex-vice-presidente do Banco Mundial, estão sendo cogitados como possíveis substitutos de Mantega.

“Os dois nomes que mais circulam (no Palácio do Planalto) são o Nelson e o Otaviano”, disse.

Ainda que haja considerações sobre quem assumirá o comando da equipe econômica, a fonte disse que Dilma não falará em nomes até depois das eleições.

Continua depois da publicidade

“Faltam apenas quatro semanas para a eleição e nesse período ela não apresentará nomes”, disse.

A fonte acrescentou que a sinalização que a presidente tinha a fazer durante a campanha eleitoral sobre a equipe econômica ocorreu na semana passada, quando indicou que Guido Mantega não será mantido.

Nesta tarde, questionada sobre a mudança, Dilma disse que Mantega já havia lhe avisado que não poderia permanecer em um eventual segundo mandato por questões pessoais.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.