Situação bem diferente

Enquanto Dilma derrapa no Brasil, Putin tem a maior aprovação em 6 anos na Rússia

Mais de 80% dos russos acreditam que o presidente Vladimir Putin está levando o país na direção correta, de acordo com uma pesquisa Gallup divulgada sexta-feira

SÃO PAULO – Enquanto a aprovação do governo Dilma Rousseff está sofrendo pesquisa após pesquisa, com 29% dos entrevistados pelo Datafolha apontando o governo como ruim ou péssimo, dados apresentados pela Gallup mostraram uma situação bem diferente para o presidente da Rússia, Vladimir Putin. 

Mais de 80% dos russos acreditam que o presidente Vladimir Putin está levando o país na direção correta, de acordo com uma pesquisa Gallup divulgada sexta-feira. Com 83%, o índice de aprovação de Putin continua a ser o mais alto desde 2008, antes de ele ter deixado o cargo de presidente após dois mandatos consecutivos. Ele agora está servindo a um mandato de seis anos como presidente depois de vencer a eleição em 2012, ressalta o Market Watch.

A pesquisa foi realizada no final de abril até o início de junho, provavelmente movidos por sentimentos de patriotismo e triunfo da Rússia após sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 em Sochi e devido a incorporação da Crimeia, de acordo com o Gallup. 

PUBLICIDADE

Na quarta-feira, os EUA revelaram uma rodada de sanções mais duras contra a Rússia; muitas das sanções equivaleriam a fechar os mercados de capitais dos EUA para empresas de petróleo, como a Rosneft e grandes bancos como o Gazprombank OAO. Alguns analistas temem que a Rússia poderia revidar contra empresas financeiras e de energia dos Estados Unidos através de sanções próprias. Putin disse a repórteres em uma cúpula no Brasil que as sanções “costumam ter um efeito bumerangue”.

E, no dia seguinte, um avião comercial da Malásia foi atingido por um míssil no leste da Ucrânia, matando todas as 298 pessoas a bordo. As agências norte-americanas acreditam que os separatistas pró-Rússia poderiam ter sido responsáveis por colocar o avião para baixo. Os EUA advertem que a investigação continua em curso. 

Outra pesquisa realizada pela Gallup em julho mostra que a maioria dos russos estão contentes com a forma como eles são livres para viver suas vidas, mas os americanos são realmente menos satisfeitos com a sua liberdade, com a porcentagem de americanos insatisfeitos mais do que dobrando 2006-2013. O Market Watch ressalta ainda que Putin goza de muito mais apoio que o presidente norte-americano Barack Obama, que tem a gestão desaprovada por 52% dos americanos.