AO VIVO Especialista recomenda ativo ao vivo em aula sobre Fundos Imobiliários

Especialista recomenda ativo ao vivo em aula sobre Fundos Imobiliários

Encontro de Lula com Bush não tratará apenas do etanol, afirma Celso Amorim

Segundo o ministro das Relações Exteriores, questões na OMC e investimentos em outros países também serão debatidos

SÃO PAULO – De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a produção de biocombustíveis não será o único tema em pauta no encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente norte-americano George W. Bush, no próximo final de semana, em Camp David, nos Estados Unidos.

Segundo Amorim, também serão tratadas questões como as negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC), a Rodada Doha e a cooperação em outros países. “É um encontro de dois estadistas de países importantes. Quando dois líderes de países como Brasil e Estados Unidos se encontram, eles vão falar do mundo”, disse o ministro.

Ajuda a países pobres

No que se refere à cooperação em terceiros países, a idéia, segundo Amorim, é que Brasil e Estados Unidos trabalhem em conjunto para ajudar países pobres como o Haiti e as nações africanas. “Nossos recursos são escassos, o que temos para projetos de cooperação técnica é ínfimo em termos financeiros, o que temos é capacidade”, afirmou ele.

O ministro também lembrou que o presidente norte-americano declarou a Lula ser prioridade dos Estados Unidos acabar com a malária no mundo. Uma das possibilidades de cooperação seria um programa de erradicação da doença em São Tomé e Príncipe, nação localizada no Golfo da Guiné, onde a malária atinge quase 100% da população.