AO VIVO Primo Rico propõe desafio de 21 dias com lições sobre dinheiro e investimentos; assista à live desta sexta

Primo Rico propõe desafio de 21 dias com lições sobre dinheiro e investimentos; assista à live desta sexta

Encontro de Lula com Bush não tratará apenas do etanol, afirma Celso Amorim

Segundo o ministro das Relações Exteriores, questões na OMC e investimentos em outros países também serão debatidos

SÃO PAULO – De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a produção de biocombustíveis não será o único tema em pauta no encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente norte-americano George W. Bush, no próximo final de semana, em Camp David, nos Estados Unidos.

Segundo Amorim, também serão tratadas questões como as negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC), a Rodada Doha e a cooperação em outros países. “É um encontro de dois estadistas de países importantes. Quando dois líderes de países como Brasil e Estados Unidos se encontram, eles vão falar do mundo”, disse o ministro.

Ajuda a países pobres

No que se refere à cooperação em terceiros países, a idéia, segundo Amorim, é que Brasil e Estados Unidos trabalhem em conjunto para ajudar países pobres como o Haiti e as nações africanas. “Nossos recursos são escassos, o que temos para projetos de cooperação técnica é ínfimo em termos financeiros, o que temos é capacidade”, afirmou ele.

PUBLICIDADE

O ministro também lembrou que o presidente norte-americano declarou a Lula ser prioridade dos Estados Unidos acabar com a malária no mundo. Uma das possibilidades de cooperação seria um programa de erradicação da doença em São Tomé e Príncipe, nação localizada no Golfo da Guiné, onde a malária atinge quase 100% da população.