Embaixada da Itália nega matéria da revista Veja sobre asilo de Lula no país

Informações sobre supostas conversas com embaixador da Itália são "inverídicas", diz nota da Embaixada

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Matéria da revista Veja desta semana afirma que uma das estratégias do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para evitar ser preso no âmbito da Operação Lava Jato é pedir asilo a uma embaixada, de preferência a da Itália, o que foi negado pela embaixada. Segundo a publicação, o país seria o preferido por conta da dupla cidadania da ex-primeira-dama Marisa Letícia, que é extensiva aos familiares.

Segundo a revista, depois de negociar uma espécie de salvo-conduto no Congresso, que lhe daria permissão para deslocar-se da embaixada até o aeroporto sem ser detido – ele voaria do aeroporto para o país do asilo.

A notícia afirma ainda que Lula e seus aliados teriam conversado com o embaixador da Itália no Brasil Raffaele Trombetta sobre o “plano secreto”, o que foi negado categoricamente pela embaixada em comunicado oficial. A revista destaca na reportagem que o embaixador promoveu um jantar em Brasília no dia 16 de março, para cerca de 40 convidados, entre eles aliados de Lula. Neste encontro, o embaixador e amigos de Lula teriam comentado sobre as consequências de Lula solicitar asilo à embaixada italiana, notícia essa que foi negada pelo corpo diplomático nesta sexta-feira. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“As informações referentes ao evento ocorrido na embaixada e às supostas conversas do embaixador Raffaele Trombetta são inverídicas”, afirmou a sede diplomática italiana no Brasil. Segundo o comunicado, ao ser procurado pela Veja para se pronunciar sobre o assunto,  o chefe de gabinete de Trombetta, Alberto La Bella, afirmou que “não queria comentar fatos que, no que tange à embaixada, eram e são totalmente inexistentes”.

Confira a nota da Embaixada da Itália:

Em relação à matéria “O plano secreto” publicada na última edição da revista Veja, a Embaixada da Itália declara:

1. As informações referentes à Embaixada e às supostas conversas do Embaixador Raffaele Trombetta são inverídicas.

2.Relativamente ao evento no Palácio do Planalto, a pessoa destacada na fotografia e sentada em uma das primeiras fileiras não é o Embaixador Trombetta, como pode-se constatar facilmente. O Embaixador Trombetta estava sentado, junto a todos os demais embaixadores, no espaço reservado ao corpo diplomático.

3. Na conversa telefônica citada, foi dito ao jornalista que não se queria comentar fatos que, no que tange à Embaixada, eram e são totalmente inexistentes.

Especiais InfoMoney:

As novidades na Carteira InfoMoney para março

Continua depois da publicidade

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.