Em vídeo, Fernando Henrique Cardoso pede voto em Lula

FHC, adversário do petista em duas eleições presidenciais, já havia declarado apoio ao candidato na disputa contra Jair Bolsonaro (PL)

Fábio Matos

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). (Foto: Ricardo Stuckert)

Publicidade

A três dias do segundo turno das eleições para o Palácio do Planalto, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de 91 anos, voltou a pedir voto no candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) − seu adversário histórico na política nacional.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais nesta quinta-feira (27), FHC dirige-se aos eleitores e reitera seu apoio ao petista na disputa contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.

“Meus amigos e minhas amigas. Você, que melhorou de vida com o Real e acredita no Brasil, nessas eleições não tem dúvida: vote no 13, vote no Lula, porque ele vai melhorar mais ainda a sua vida”, diz o tucano em rápido pronunciamento.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No dia 5 de outubro, ainda no início da campanha de segundo turno, FHC já havia se manifestado em defesa do voto em Lula. Na ocasião, em uma publicação no Twitter, o ex-presidente justificou a escolha citando “uma história de luta pela democracia e inclusão social”.

FHC governou o Brasil em dois mandatos, de 1995 a 2002. O tucano derrotou Lula nas eleições de 1994 e 1998, ambas no primeiro turno. O PT fez dura oposição aos governos do PSDB.

Em 2002, o candidato apoiado por FHC, José Serra, foi derrotado por Lula, que chegou ao Palácio do Planalto em sua quarta tentativa. Lula foi reeleito em 2006, vencendo o então tucano Geraldo Alckmin, hoje no PSB como candidato a vice do petista. Nas duas gestões, o PSDB fez dura oposição.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.