Em SP, Dilma perderia para Aécio e Campos em 2º turno, diz Datafolha

Segundo pesquisa, o tucano venceria a atual presidente no maior colégio eleitoral do País por 46% a 34%, enquanto o pernambucano a derrotaria por 43% a 34%

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A perda de espaço da presidente Dilma Rousseff na corrida eleitoral se fez ainda mais visível nesta segunda-feira (9), data em que o Datafolha de São Paulo mostrou que, no Estado de São Paulo, a petista perderia em eventual segundo turno tanto contra o possível candidato do PSDB, o senador Aécio Neves, quanto para o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). No maior colégio eleitoral do País, 61% dos eleitores afirmam que não votariam em Dilma “de jeito nenhum”, mostrou a pesquisa realizada entre 3 e 5 de junho.

De acordo com o Datafolha, Aécio venceria a atual presidente em São Paulo por 46% a 34% das intenções de voto em um eventual segundo turno, enquanto Campos a derrotaria por 43% e 34%. No mesmo estado, 83% da população clama por mudanças no governo, enquanto apenas 23% aprovam a gestão da sucessora de Lula – o presidente mais popular desde o período de redemocratização do País.

Outro dado surpreendente apresentado pela recente pesquisa foi que a sinalização de que o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, conseguiria influenciar mais eleitores no estado do que o próprio Lula: 29% votariam “com certeza” em quem Barbosa apoiasse, enquanto 24% fariam o mesmo com o petista. A pesquisa mostrou também que 54% dos paulistas, assim como o ex-atacante Ronaldo Nazário, sentem vergonha pelo fato de o Brasil realizar esta edição da Copa do Mundo.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

No primeiro turno, o cenário seria de empate técnico entre Dilma e Aécio, com a primeira respondendo por 23% dos votos e o segundo com 20% do eleitorado. Eduardo Campos teria 6%, seguido pelo Pastor Everaldo Pereira (PSC), com 4%, o senador Magno Malta (PR), com 3%, e José Maria (PSTU), com 2%.

Vale ressaltar, no entanto, que os dados paulistas vão na contramão daquilo apresentado pelas pesquisas eleitorais no agregado do País. Ainda de acordo com o último levantamento Datafolha, Dilma lidera com muito mais folga as pesquisas, com 34% das intenções de voto – 3 pontos percentuais a menos do que na pesquisa anterior -, contra 19% de Aécio e 7% de Campos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.