Em sabatina à Record, Bolsonaro chama Roberto Jefferson de bandido e se compara a Lula: “Não passamos pano para ninguém”

Presidente tenta se afastar de aliado após ataques a ministra do STF, tiros contra agentes da Polícia Federal e nova prisão

Marcos Mortari

Publicidade

Algumas horas após o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) receber a tiros de fuzil e uma granada agentes da Polícia Federal que cumpriam mandado de prisão e mais tarde se entregar às autoridades, o presidente Jair Bolsonaro (PL) buscou se distanciar do político outrora aliado e criticar posturas adotadas por ele em eventos recentes.

Em sabatina à RecordTV, Bolsonaro chamou Jefferson de “criminoso” e “bandido”, repudiou os ataques feitos por ele dois dias atrás à ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), e usou o caso para criticar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu adversário na disputa pelo Palácio do Planalto, a quem chamou de “fujão” por não comparecer a debate.

“Tão logo tomei conhecimento, foi feito contato com o ministro da Justiça, que é um delegado da Polícia Federal, Anderson Torres, para que ele acompanhasse o caso, se deslocasse para perto do episódio, como ele foi, e disse a ele: ‘o tratamento dispensado ao senhor Roberto Jefferson deveria ser o de bandido, porque quem atira em policial bandido é’”, disse neste domingo (23).

Continua depois da publicidade

Inicialmente, estava programado um debate entre os candidatos à Presidência da República, mas Lula, como já havia ocorrido em debate organizado por um pool de veículos de imprensa na última sexta-feira (21), declinou do convite sob alegação de conflitos de agenda. Com isso, Bolsonaro foi entrevistado por jornalistas da emissora de televisão por cerca de 1 hora.

Roberto Jefferson foi o responsável por tornar público o escândalo do mensalão, esquema de compra de apoio parlamentar ocorrido no governo Lula, pelo qual o ex-deputado foi condenado e preso por três anos. Recentemente, aliou-se a Bolsonaro e foi um dos protagonistas em inquéritos que investigam manifestações antidemocráticas e que tinham como alvo principal o Supremo Tribunal Federal (STF).

Em agosto do ano passado, Jefferson voltou a ser preso, no âmbito do inquérito das milícias digitais, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, após dar declarações antidemocráticas e ameaças a ministros da corte. Ele foi transferido para prisão domiciliar no início de 2022, por problemas de saúde enfrentados, mas estava proibido de comunicação exterior e uso de redes sociais e precisava usar tornozeleira eletrônica.

Nestas eleições, Roberto Jefferson, que é presidente nacional do PTB, chegou a se lançar candidato à Presidência da República, mas teve o pedido de registro negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, Padre Kelmon foi lançado pelo partido para disputa. O candidato recebeu 81.129 votos no primeiro turno – o equivalente a 0,07% dos votos válidos.

Na última sexta-feira (21), Roberto Jefferson não apenas desrespeitou norma que o impedia de comunicações externas como fez duras ofensas à ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), por discordar de voto dado no TSE em ação envolvendo a conduta de alguns veículos de imprensa nesta eleição presidencial.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Jefferson chamou a magistrada de “bruxa de Blair” e a compara a uma prostituta. O gesto suscitou em pedidos pela revogação do benefício da prisão domiciliar, que foi acatado e a prisão do político foi decretada.

“Repudio também a maneira como Roberto Jefferson se referiu à senhora ministra Cármen Lúcia. Nenhuma mulher deve ser tratada desta maneira”, disse Bolsonaro na sabatina deste domingo.

Durante a entrevista ao grupo Record, o candidato à reeleição também tentou utilizar o episódio para comparar suas posições às de Lula, seu adversário no segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto.

“Nós somos vítimas do crime de ódio das pessoas, e não o contrário, como o fujão aqui deixa transparecer e me ataca de forma caluniosa. Nós não passamos pano para ninguém. Diferentemente de Lula, que, quando Roberto Jefferson delatou o mensalão, delatou, inclusive, José Dirceu, Lula simplesmente passou pano para tudo isso”, afirmou.

“Nós não somos amigos, não temos relacionamento. E tratamento para pessoas que são corruptas ou agem desta maneira, como Roberto Jefferson agiu, xingando uma mulher e também recebendo à bala policiais… O tratamento que será dispensado pelo governo Jair Bolsonaro será de bandido. Assim foi feito. Ele foi detido agora, no final da tarde, e já encaminhado para a superintendência da Polícia Federal do Rio de Janeiro”, continuou.

Após o episódio deste domingo, Bolsonaro fez movimentos para tentar se afastar de Jefferson. Em live, afirmou que sequer teria foto com o político – o que é possível encontrar aos montes na internet. Além das imagens publicadas nas redes sociais, Jefferson foi recebido algumas vezes pelo mandatário no Palácio do Planalto.

O jornal Folha de S.Paulo recorda ao menos dois encontros. Um em 7 de julho de 2020, que também contou com a presença do então ministro chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos. Outro em 3 de agosto de 2021 – dez dias antes da prisão do político.

Quando Jefferson foi preso, em 2020, Bolsonaro chegou a subir o tom contra o Supremo – inclusive informando nas redes sociais de que pediria o impeachment de magistrados junto ao Senado Federal.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.