Em Paris, Gilmar Mendes ironiza dois “legados inesquecíveis” do lulopetismo

Para magistrado, indicações de Dilma Rousseff para a presidência da República e Rodrigo Janot para a PGR são "inesquecíveis"

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, voltou a criticar, nesta quarta-feira, os termos do acordo de colaboração premiada firmado pela Procuradoria-Geral da República e executivos da JBS e a atuação do ex-procurador Marcelo Miller no processo. Em visita oficial a Paris, o magistrado disse que “todos sabiam” da atuação do antigo braço-direito de Rodrigo Janot, que depois passou a atuar como advogado dos delatores. As informações foram dadas pelo site do jornal O Globo.

“Era um segredo de carochinha em Brasília. Todos sabiam do envolvimento do Marcelo Miller nesse episódio. Só o Dr. Janot que escamoteava e escondia”, disse Mendes. O ex-procurador aparece nas mais recentes gravações entregues à PGR, em que os delatores Joesley Batista e Ricardo Saud referem-se a ele como ajudante dos interesses da companhia na formulação da proposta ao acordo que seria firmado.

Na avaliação do magistrado, uma das únicas revelações do novo material é a má atuação da PGR no caso, com “envolvimento direto”. “Essa revelação foi uma boa coincidência, que mostra exatamente que não se pode brincar com as instituições”, afirmou.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O ministro do STF também aproveitou para provocar o procurador-geral e os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva. “Tenho a impressão de que, se formos fazer um juízo do legado do lulopetismo, podemos pensar em duas marcas. Há muitas, mas duas marcas importantes: a indicação de Dilma Rousseff a presidente da República e a indicação de Rodrigo Janot [à PGR]. Elas são inesquecíveis”, cutucou.

Quando à última denúncia apresentada contra o PT, sob acusação de formação de organização criminosa, Gilmar Mendes disse que não tinha conhecimento dos autos, mas que, do ponto de vista político, trata-se de uma espécie de “grand finale” planejado por Janot ao seu mandato, que termina no dia 17 de setembro. “Imagino que o procurador-geral pensou em fazer uma grand finale. Fazer várias denúncias, inclusive uma contra o presidente da República”, observou.

“Mas acho que ele conseguiu coroar dignamente o encerramento de sua gestão com esse episódio do Joesley. Fez jus a tudo o que plantou durante esses anos. Isso vai ser a marca que vamos guardar dele. O procurador-geral da ‘Delação Joesley’, desse contrato com criminosos, dessa fita”, ironizou novamente o magistrado. Para ele, as menções do procurador-geral às referências feitas pelos delatores ao STF marcam uma tentativa “lamentável” de “envolver” a instituição.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.