Em meio a polêmicas na rede, Lula critica insultos a eleitores nordestinos

O ex-presidente disse que quem fez comentários desrespeitosos ao povo nordestino "imagina o nordeste da década de 90 ou de antes" e destacou as conquistas sociais obtidas durante o seu governo

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva condenou nesta quarta (8), por meio de nota, os insultos que os eleitores nordestinos vem recebendo após o primeiro turno das eleições. “É um absurdo que o nordeste e os nordestinos sejam caracterizados como ignorantes ou desinformados por seus votos”, afirmou Lula em texto divulgado no seu perfil oficial do Facebook.

Após o primeiro turno das eleições, as redes sociais se encheram de mensagens criticando o povo nordestino por ser a maior parte do eleitorado do PT. Foi criado um tumblr chamado “Esses Nordestinos” para denunciar as postagens consideradas ofensivas à população do Nordeste. Entre os comentários, houve quem chamasse os nordestinos de “burros” e expressasse o desejo de que as eleições fossem realizadas apenas no sul e no sudeste.

O ex-presidente disse que quem faz esse tipo de comentário “imagina o nordeste da década de 90 ou de antes” e destacou as conquistas sociais obtidas durante o seu governo e o da presidente Dilma. Lula citou, por exemplo, as 7 universidades criadas na região, os 16 mil estudantes nordestinos que participaram do programa Ciência Sem Fronteiras, os empregos criados e as 141 escolas técnicas implantadas no Nordeste. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“As pessoas deveriam ser agradecidas pela diversidade do nosso grande país. Essa é a nossa riqueza”, completou Lula. 

Na segunda-feira, 6, o também ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso disse em entrevista para os blogueiros Josias de Souza e Mário Magalhães, que o PT cresceu “nos grotões do Brasil” e afirmou que o partido estava apoiado nos setores “menos informados” da sociedade. “Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados”, opinou FHC.

Aécio
O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, rebateu as críticas a seus eleitores denunciando a criação de perfis falsos com o objetivo de “espalhar comentários preconceituosos nas redes sociais”. Aécio exortou seus seguidores a denunciar esses atos “defendendo a honestidade e a responsabilidade na política”.

Continua depois da publicidade

A usuária do Facebook Luiza Tonello pediu na segunda-feira, 6, para que seus amigos denunciassem o que ela alegava ser um perfil falso que usava uma foto sua para disparar comentários preconceituosos a respeito dos nordestinos e declarar apoio a Aécio Neves.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.