Em delação, Mauro Cid diz que Bolsonaro consultou militares sobre possível golpe

Veículos revelam encontro de Bolsonaro com auxiliar em que foi entregue minuta de decreto para novas eleições e conversas com militares sobre o assunto

Equipe InfoMoney

Depoimento do tenente-coronel Mauro César Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens do então presidente Jair Bolsonaro (PL), durante depoimento à CPMI do 8 de janeiro, em 11/07/2023 (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

Publicidade

Ex-ajudante de ordens da Presidência da República, o tenente-coronel Mauro Cid, afirmou, em um dos depoimentos no âmbito do acordo de delação premiada celebrado junto à Polícia Federal que, após a derrota nas eleições do ano passado, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu do assessor Filipe Martins uma minuta de decreto para convocar novas eleições, que incluía a prisão de adversários.

As informações foram reveladas pelo site UOL e pelo jornal O Globo. O conteúdo do acordo de colaboração premiada, homologado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ainda é mantido sob sigilo pelos investigadores. Nos bastidores, ele é visto com alto potencial para desgastar a imagem de Bolsonaro.

De acordo com as publicações, Cid teria dito que Bolsonaro submeteu o teor do documento em conversa com militares de alta patente. O depoente afirmaria, ainda, que o então comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, manifestou-se favoravelmente ao plano golpista nas conversas, mas não houve adesão do Alto Comando das Forças Armadas, especialmente do Exército.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo o UOL, Cid teria contado aos investigadores que testemunhou tanto a entrega do documento a Bolsonaro quanto a reunião entre o mandatário e os militares para tratar do assunto. Conta a publicação que os detalhes inéditos sobre o episódio teriam chamado a atenção da Polícia Federal, que decidiu celebrar o acordo de delação, contestado pelo Ministério Público Federal.

Ainda de acordo com o site, no encontro em que Filipe Martins teria entregue a minuta do decreto convocando novas eleições também teriam participado um advogado constitucionalista e um padre, cujos nomes o depoente não se recordava.

O suposto documento também autorizaria a prisão de adversários políticos do governo. Bolsonaro teria recebido a minuta em mãos, mas não se manifestara sobre o plano. A PF investiga se esta seria a mesma minuta encontrada na casa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, em Brasília.

Continua depois da publicidade

Caso a tentativa de intervenção militar tivesse saído do papel e sido exitosa, o resultado das eleições de 2022, que deram a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um terceiro mandato à frente do Palácio do Planalto, não teriam sido respeitados.

Nenhuma das publicações informou o nível de detalhamento apresentado por Cid em seu depoimento e se provas foram entregues aos investigadores.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.