Em convenções, partidos oficializam candidaturas a partir desta semana; veja calendário

Eventos acontecerão, em sua maioria, na região Sudeste, onde estão os maiores colégios eleitorais do país

Anderson Figo

Disputa eleitoral teve grande influência no indicador neste mês

Publicidade

O período estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que os partidos façam suas convenções e oficializem os candidatos nas eleições 2022 começa nesta quarta-feira (20) e termina em 5 de agosto.

Nesta primeira semana, quatro siglas vão definir suas candidaturas: PT, PL, PDT e Avante. A maioria das convenções acontecerão na região Sudeste, onde ficam os maiores colégios eleitorais do país.

As convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições), segundo o TSE.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Caso o estatuto do partido não possua normas para escolha e substituição dos candidatos nem para formação de coligações, o órgão de direção nacional do partido deverá estabelece-las e publicá-las no Diário Oficial da União até 180 dias antes das eleições.

Durante as convenções será sorteado, em cada circunscrição, o número com o qual cada candidato irá concorrer (identificação numérica). Aos partidos políticos, fica garantido o direito de manter os números concedidos à sua legenda na eleição anterior.

Já aos candidatos, fica garantido o direito de manter os números que lhes foram atribuídos na eleição anterior para o mesmo cargo. Deputados federais, estaduais ou distritais podem solicitar novo número ao órgão de direção de seu partido, independentemente do sorteio.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo o calendário de convenções dos partidos em 2022.

O UP (Unidade Popular pelo Socialismo) ainda não divulgou quando será a convenção do partido, e nem onde será, para oficializar a candidatura de Leonardo Péricles ao Planalto.

Lula e Bolsonaro

O PT realiza nesta quinta-feira (21), em São Paulo, sua convenção para oficializar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) como vice. Lula não participará do evento, pois estará cumprindo agenda de campanha no Recife (PE).

Continua depois da publicidade

Já o presidente Jair Bolsonaro será oficializado como candidato do PL ao Planalto no domingo (24), em evento no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro — estado pelo qual Bolsonaro foi deputado federal por 28 anos. O vice na chapa será o general Braga Netto, ex-ministro da Defesa do atual governo.

Ciro e Tebet

O PDT será o primeiro partido a fazer convenção neste ano, na quarta-feira (20). No evento, que será em Brasília, com transmissão online pela plataforma Zoom, a sigla vai oficializar a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A vaga de vice na chapa com Ciro ainda está em aberto e o anúncio do nome pode ocorrer só depois da convenção do partido.

Na quarta-feira da próxima semana, 27 de julho, o MDB fará sua convenção de forma virtual, na qual será oficializada a candidatura de Simone Tebet à Presidência da República. Ao fazer o evento online, o partido diz que prefere utilizar os recursos que seriam gastos de uma forma mais eficiente para a campanha da senadora, como em redes sociais, por exemplo.

Publicidade

Em entrevista à CNN Brasil no último fim de semana, Tebet disse que o nome do senador Tasso Jereissati é o mais cotado para a posição de vice em sua chapa.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Anderson Figo

Editor de Minhas Finanças do InfoMoney, cobre temas como consumo, tecnologia, negócios e investimentos.