De olho nas eleições

Em busca de eleitorado feminino, Bolsonaro lança programas voltados às mulheres

Presidente enfrenta grande rejeição entre as mulheres na tentativa de se reeleger em 2022

Por  Estadão Conteúdo -

O presidente Jair Bolsonaro (PL) lança nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, três programas voltados ao público feminino, parcela do eleitorado em que o chefe do Executivo enfrenta grande rejeição na tentativa de se reeleger em 2022.

O lançamento será feito em cerimônia oficial no Palácio do Planalto, prevista para as 10 horas, com a presença do presidente e de ministros como Paulo Guedes (Economia), Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) e João Roma (Cidadania).

De acordo com o governo, na solenidade haverá assinatura de decretos para a criação de três iniciativas:

  • A Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino – Brasil para ELAS;
  • O Comitê de Empreendedorismo Feminino;
  • O programa Mães do Brasil.

Os dois primeiros têm o objetivo de criar um plano de desenvolvimento e estímulo ao empreendedorismo feminino no país com aumento da oferta de crédito. A iniciativa, concebida em parceria com a Caixa. Já o Mães do Brasil visa articular políticas públicas para a proteção de mulheres da gestação à maternidade.

O comitê de apoio à pré-campanha de Bolsonaro vem alertando o presidente de que seria preciso ampliar a interlocução do presidente com as mulheres em ano eleitoral.

Além de iniciativas como programas sociais, a escolha de uma figura feminina para a vice de Bolsonaro em 2022 é vista como crucial pelos caciques do comitê, como o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil).

A favorita para assumir o posto, com as bênçãos do Centrão, é a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Mas a escolha ainda esbarra na preferência de Bolsonaro por um nome militar, de preferência o ministro Walter Braga Netto (Defesa).

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