Em busca de eleitorado feminino, Bolsonaro lança programas voltados às mulheres

Presidente enfrenta grande rejeição entre as mulheres na tentativa de se reeleger em 2022

Estadão Conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro discursa em Brasília (Foto: Alan Santos/PR)

Publicidade

O presidente Jair Bolsonaro (PL) lança nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, três programas voltados ao público feminino, parcela do eleitorado em que o chefe do Executivo enfrenta grande rejeição na tentativa de se reeleger em 2022.

O lançamento será feito em cerimônia oficial no Palácio do Planalto, prevista para as 10 horas, com a presença do presidente e de ministros como Paulo Guedes (Economia), Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) e João Roma (Cidadania).

De acordo com o governo, na solenidade haverá assinatura de decretos para a criação de três iniciativas:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Os dois primeiros têm o objetivo de criar um plano de desenvolvimento e estímulo ao empreendedorismo feminino no país com aumento da oferta de crédito. A iniciativa, concebida em parceria com a Caixa. Já o Mães do Brasil visa articular políticas públicas para a proteção de mulheres da gestação à maternidade.

O comitê de apoio à pré-campanha de Bolsonaro vem alertando o presidente de que seria preciso ampliar a interlocução do presidente com as mulheres em ano eleitoral.

Além de iniciativas como programas sociais, a escolha de uma figura feminina para a vice de Bolsonaro em 2022 é vista como crucial pelos caciques do comitê, como o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil).

Continua depois da publicidade

A favorita para assumir o posto, com as bênçãos do Centrão, é a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Mas a escolha ainda esbarra na preferência de Bolsonaro por um nome militar, de preferência o ministro Walter Braga Netto (Defesa).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.