Em aceno ao agro, Lula recebe fruticultores em churrasco na Granja do Torto

Vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) e Rui Costa (Casa Civil) também participaram

Estadão Conteúdo

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na quinta-feira (21), na Granja do Torto, cerca de 60 representantes dos setores de fruticultura e de sucos para um churrasco. O petista busca se aproximar do agronegócio, que esteve mais próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na campanha presidencial de 2022.

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e os ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) e Rui Costa (Casa Civil) também participaram do encontro.

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, disse que o evento foi tranquilo e descontraído. “As demandas são, cada vez mais, abrir mercados. Depois, temos um problema fitossanitário, que é a mosca da fruta”, afirmou. Coelho também falou sobre a possibilidade de liberação de beneficiários do Bolsa Família para trabalhar com carteira assinada temporariamente em períodos de safra.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O líder do setor afirmou que o presidente ouviu as demandas com atenção e mencionou obras de seus mandatos anteriores que facilitam a atividade atualmente. Questionado sobre a preferência política do agronegócio, Coelho preferiu se esquivar. “Eu não mexo muito com esse negócio de Bolsonaro e Lula. Mexo com fruticultura.”

Outras demandas também foram apresentadas, inclusive na área tributária, como a inclusão dos sucos naturais na lista de isenções da cesta básica.

O diretor-executivo da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), Ibiapaba Netto, disse que ficou satisfeito com o encontro. “Existem todas as pontes possíveis com esse governo”, afirmou.

Continua depois da publicidade

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse que Lula “se comprometeu pessoalmente” a articular uma ação com outros países da América do Sul contra a mosca da carambola. “O presidente não sentou um minuto”, afirmou.

Antes do início do evento, Fávaro disse que outros encontros com representantes do agronegócio ocorrerão a cada 15 ou 30 dias. Na lista, estão produtores de café, algodão, floresta plantada e bioinsumos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.