Lista de Janot

Eliseu Padilha é um dos alvos de pedido de inquérito de Janot, diz jornal

Jornal diz que Temer pode ficar fora da investigação porque o entendimento no MPF é que o presidente não pode ser investigado por fatos anteriores ao mandato

SÃO PAULO – O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, está em um dos 83 inquéritos cuja abertura foi solicitada pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, nesta terça-feira (14). As informações são do jornal O Globo, citando pessoas com acesso a investigação.

De acordo com a publicação, Janot pretende investigar as doações eleitorais dadas ao PMDB e que podem ser fruto de corrupção, conforme delação de Claudio Melo Filhona, da Odebrecht. O jornal diz ainda que Temer pode ficar fora da investigação porque o entendimento no MPF é que o presidente não pode ser investigado por fatos anteriores ao mandato.

Janot enviou hoje ao STF (Supremo Tribunal Federal) 83 pedidos de abertura de inquérito, a partir dos acordos de colaboração premiada firmados com 77 executivos e ex-executivos das empresas Odebrecht e Braskem. Apesar disso, os nomes permanecem sob sigilo.

Também foram solicitados 211 declínios de competência para outras instâncias da Justiça, nos casos que envolvem pessoas sem prerrogativa de foro, além de 7 arquivamentos e 19 outras providências.