Eleitores têm até 5 de maio para pedir ou transferir título

O cidadão pode acessar o site do TSE, por meio do Título Net, sendo necessário preencher, primeiro, formulário virtual com informações solicitadas

Publicidade

SÃO PAULO – Quem precisa solicitar título de eleitor ou transferir o domicílio eleitoral tem até o dia 5 de maio. A data também é limite para quem precisa fazer revisão dos dados eleitorais.

Para solicitar o título e atualizar os dados cadastrais, o cidadão pode acessar o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por meio do Título Net, sendo necessário que ele preencha, primeiro, o formulário virtual com as informações solicitadas.

De acordo com o TSE, para que o procedimento seja finalizado, o requerente deve comparecer a um cartório eleitoral, no prazo de cinco dias corridos, levando as cópias e os documentos originais solicitados, além do número do protocolo gerado pelo atendimento on-line. Quem não comparecer no prazo determinado terá o processo cancelado.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A carteira de identidade, comprovante de residência e título anterior (se for necessário) são os documentos pedidos. Para os homens, também é necessário o comprovante de quitação militar.

Eleição
O primeiro turno das Eleições 2010 acontece no dia 3 de outubro, quando haverá as eleições gerais para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e distritais.

Para quem mora no exterior
Quem mora fora do País é obrigado a votar ou justificar o voto nas eleições para presidente da República. Para votar no exterior, os cidadãos devem se cadastrar em uma embaixada ou consulado brasileiro ou em qualquer cartório eleitoral no Brasil.

Continua depois da publicidade

Segundo o TSE, o descumprimento da obrigação impede que a pessoa obtenha passaporte ou identidade, além de ficar impossibilitado de requerer qualquer documento em repartições diplomáticas no exterior, entre outras restrições.

O prazo para o alistamento ou transferência de domicílio eleitoral para o exterior também termina no dia 5 de maio. Para isso, é necessário apresentar um documento oficial brasileiro de identificação, no qual constem nome completo, data de nascimento, filiação, nacionalidade e naturalidade, comprovante de residência e quitação militar.

No caso de transferência, o eleitor deve comprovar residência mínima de três meses no novo domicílio.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.