Eleitor deve levar, em média, um minuto e meio para votar nas eleições deste ano

A média foi calculada com base nos número de 2008, mas essa projeção não inclui o tempo gasto para votar na urna biométrica

Publicidade

SÃO PAULO – O eleitor deve levar, em média, um minuto e meio para votar nas eleições deste ano, segundo cálculos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Serão cerca de 15 segundos para votar em cada um dos cargos que aparecerão nas urnas, sendo um presidente, um governador, dois senadores, um deputado federal e um deputado estadual ou distrital.

Esse tempo é calculado a partir do momento em que o eleitor se dirige à urna eletrônica até o momento em que ele vota para o último cargo. A média deste ano foi calculada com base nos número de 2008, quando os eleitores fizeram uma média de 31 segundos para votar em prefeito e governador.

Continua depois da publicidade

O tempo entre a digitação do título pelo mesário e o início da votação na urna é estimado em oito segundos, de acordo com a Agência Brasil. Contudo, essa projeção não inclui o tempo gasto para votar na urna biométrica (na qual é utilizada a impressão digital do eleitor), já que em 2008 o sistema funcionou em apenas três municípios.

Urna biométrica
Ainda este ano, um milhão de pessoas votarão por meio do sistema de reconhecimento das digitais. No dia 21 de agosto, foram realizadas eleições simuladas com o novo método. As simulações apontaram que o sistema, apesar de mais seguro, pode fazer com que os eleitores levem mais tempo para deixar o local de votação.

Na simulação realizada em 43 municípios de 19 estados, o maior problema detectado foi a dificuldade de reconhecimento das impressões digitais.

Para evitar mais atrasos ou confusão entre candidatos, recomenda-se que o eleitor leve o número dos candidatos anotados em um papel.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.