Eleições: veja o que abre e fecha no final de semana

É preciso ficar atento ao funcionamento dos serviços, já que ninguém quer "dar com a cara na porta" ou ficar sem um produto ou serviço essencial

SÃO PAULO – Com a proximidade das eleições, muitos serviços e estabelecimentos podem trocar os horários de atendimento. Em qualquer um dos casos, é preciso ficar atento, já que ninguém quer “dar com a cara na porta” ou ficar sem um produto ou serviço essencial.

São Paulo
De acordo com a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), o funcionamento dos supermercados depende do acordo estabelecido entre as lojas e os sindicatos locais. Pela dúvida, o melhor é já garantir a dispensa completa. No caso dos shoppings, a abertura das lojas dependerá de cada estabelecimento.

Veja o que abre e o que fecha durante o final de semana de eleição:

  • Serviços públicos: as Praças de Atendimento das Subprefeituras permanecerão fechadas e reabrirão na segunda-feira (4).
  • Saúde: As AMAs 24 horas, hospitais e pronto-socorros funcionam todos os dias, ininterruptamente. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde), AMAs Especialidades e Ambulatórios de Especialidades não abrem e voltarão a funcionar na segunda-feira (4).
  • Assistência Social: os serviços de emergência, acolhida e albergues funcionam 24 horas, como é o caso dos Abrigos/Casas de Acolhida, da Cape (Central de Atendimento Permanente e de Emergência), dos Crecas (Centros de Referência da Criança e do Adolescente) e dos Centros de Acolhida.

    Já o Centro de Referência de Cidadania do Idoso, Loja Social – Roda da Cidadania, Agente Jovem, Restaurante-Escola São Paulo, Núcleos Socioeducativos e Centro de Referência Ação Família – Craf permanecerão fechados durante a eleição.

  • Emprego: todos os CATs (Centro de Apoio ao Trabalho) permanecerão fechados e reabrirão no dia 4.
  • Transporte: haverá operação especial de transporte público para as eleições com reforço da frota correspondendo a 85% de um dia útil.
  • Verde e Meio Ambiente: todos os parques municipais funcionarão normalmente.
  • Esportes: os clubes municipais abrirão normalmente, nos horários habituais, para as atividades de lazer e esportes da população.
  • Cultura: todos os equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura permanecerão fechados.
  • Educação: os 23 CEUs (Centros Educacionais Unificados) não terão atividade de recreação e esportes nos dias 2 e 3 por terem sido requisitados pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) como locais de votação.
  • Abastecimento: Os mercados Paulistano, Lapa, Pinheiros, Santo Amaro, São Miguel e Kinjo Yamato não abrirão; os mercados Central Leste, Guaianases e Teotônio Vilela funcionarão das 7h às 13h, Pirituba, das 7h às 14h, Vila Formosa, Ipiranga, Penha, Sapopemba e Tucuruvi, das 8h às 13h.
    Os sacolões Brigadeiro, Cohab Adventista, Butantã, Estrada do Sabão, Jaçanã, Jaguaré, Jaraguá, João Moura, Piraporinha, Rio Pequeno e Santo Amaro abrirão das 7h às 13h, o da Lapa, das 7h às 14h, o Avanhandava, das 7h às 14h30, o da Freguesia do Ó, das 7h às 15h, o da Bela Vista, Cidade Tiradentes e São Miguel, das 8h às 14h.
    As feiras livres que, direta ou indiretamente, prejudicam o acesso aos locais de votação foram suspensas, atendendo ao pedido do TRE.
  • Procon-SP: os postos de atendimento pessoal (Poupatempo Sé, Itaquera e Santo Amaro) funcionarão normalmente no sábado (2). O atendimento telefônico (151), 3824-0446 – cadastro e pesquisa e 3824-0717 – audiências e administrativo) somente na segunda-feira (4).
  • Poupatempo: os postos fixos e móveis da cidade assim como o Disque Poupatempo (0800 772 36 33) funcionam normalmente no sábado (2). O atendimento telefônico funciona das 6h30 às 15h.