Eleições: quatro debates importantes serão realizados até o segundo turno

Band, Gazeta, Record e Globo já anunciaram que vão promover encontro e discussão entre os candidatos Lula e Alckmin

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Com plenas condições de responder aos anseios dos eleitores que no primeiro turno das eleições puniram o candidato-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por não participar dos debates realizados por grandes emissoras de televisão, Band, Gazeta, Record e Globo já anunciaram a promoção de debates antes da realização do segundo turno.

O primeiro deles será no próximo domingo, dia 07 de outubro, às 21h00, pela Band. A emissora comunicou que tanto Lula como Geraldo Alckmin (PSDB) já confirmaram presença.

O segundo debate previsto será realizado pela TV Gazeta, no dia 17 deste mês. O último debate deverá ser o promovido pela Globo na antevéspera das votações do segundo turno, dia 27. A Rede Record ainda não definiu data para a realização do debate.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Crescimento da agressividade nas campanhas

Com esse grande número de apresentações, espera-se que os candidatos consigam passar de uma forma mais específica quais são seus planos de governo e quais serão suas prioridades.

No entanto, a percepção atual é de que Lula deve ser bastante atacado por Alckmin e obrigado a comentar de uma forma mais direta os últimos escândalos que envolveram integrantes do PT.

A possibilidade de crescimento da agressividade nas campanhas e de que novas denúncias e fatos venham à tona é bastante grande.

Continua depois da publicidade

Horário eleitoral gratuito

Em relação ao horário eleitoral gratuito, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deve definir até o início da noite quais serão os horários e o prazo de veiculação. A Lei Eleitoral prevê o reinício dos programas de rádio e de TV pelo menos 48 horas depois da proclamação do resultado oficial das eleições.

No entanto, um acordo entre o PT e o PSDB, que ainda precisam planejar a produção das novas apresentações, poderá adiar para a próxima semana o recomeço.

Lula e Alckmin terão dois blocos diários de 20 minutos cada, possivelmente das 13h às 13h20 e das 20h30 às 20h50, além de inserções ao longo da programação das emissoras, inclusive aos domingos. O horário eleitoral gratuito para o segundo turno vai até o dia 27 de outubro, dois dias antes da eleição.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.