Eleições: PLD ganha um cargo na Câmara Alta com vitória em Okinawa

Já o principal grupo de oposição, o PDJ, foi o vencedor em Fukushima, nas eleições realizadas neste domingo

SÃO PAULO – Após as eleições locais de domingo (22), o Partido Liberal Democrata (PLD), do governo, ganhou um representante na Câmara Alta japonesa e mantém suas expectativas em relação ao pleito de julho.

Das duas vagas em disputa na Câmara Alta, o PLD obteve uma importante vitória na província de Okinawa (sul do país), enquanto o principal grupo de oposição, o Partido Democrático do Japão (PDJ) foi o vencedor na província de Fukushima (centro).

Dúvidas entre eleitores

Para o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, a vitória em Okinawa é significativa, já que seu partido ficou com uma cadeira que estava nas mãos de um independente.

PUBLICIDADE

Já em Nagasaki, o ex-funcionário Tomihisa Taue é o mais novo ocupante da cadeira na prefeitura, ao derrotar Makoto Yokoo, genro do prefeito Itcho Ito, que morreu em um atentado, na semana passada, atribuído a um membro da máfia japonesa.

Segundo a imprensa local, muitos eleitores de Nagasaki afirmaram não estar preparados para as eleições depois do ocorrido, e inclusive, não sabiam em quem votar, já que os candidatos eram desconhecidos.