Eleições ocorrerão de modo limpo, seguro e dentro da legalidade, diz Fachin

Presidente do TSE disse também se tratar de uma iniciativa de defesa da democracia que, disse ele, está sendo desafiada pela "cultura da falácia"

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Edson Fachin, disse nesta quarta-feira que as eleições gerais de outubro ocorrerão de modo seguro, limpo e dentro da legalidade constitucional.

Durante evento no Supremo Tribunal Federal (STF) de lançamento do Programa de Combate à Desinformação, que envolve as duas cortes superiores e outras entidades, Fachin estava acompanhando do presidente do Supremo, Luiz Fux, e do vice-presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e também afirmou que atacar o STF é agredir instituições do Estado Democrático de Direito.

Ao exaltar o programa de combate à desinformação das cortes, o presidente do TSE disse também se tratar de uma iniciativa de defesa da democracia que, disse ele, está sendo desafiada pela “cultura da falácia”. Na avaliação de Fachin, o programa vem “na hora devida”.

Continua depois da publicidade

O presidente Jair Bolsonaro tem atacado o STF e o TSE e levantado suspeitas sobre o sistema eletrônico de votação sem apresentar quaisquer evidências. Nesta semana, Bolsonaro também disse em discurso a empresários que as eleições deste ano, quando ele tentará a reeleição, podem ser “conturbadas”.

Bolsonaro aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e os levantamentos também apontam que o petista venceria o presidente em um eventual segundo turno.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.