Eleições nos EUA: Joe Biden fica com a Geórgia e vence Trump por 306 a 232 votos

Após mais de uma semana, imprensa americana projeta vitória de Biden na Geórgia, estado em que os democratas não ganham há 28 anos

ANSA Brasil

(Drew Angerer/Getty Images)

Publicidade

A emissora CNN projetou a vitória do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, na Geórgia, onde o Partido Democrata não vence há 28 anos, enquanto apontou o triunfo de Donald Trump na Carolina do Norte.

Mais cedo, o canal também já havia informado a conquista do democrata no estado do Arizona. A agência Associated Press e a rede Fox News já tinham confirmado a vitória de Biden, mas os outros veículos decidiram esperar a apuração avançar.

Com a vitória nos dois últimos estados, o ex-vice de Barack Obama acumula 306 dos 538 votos no colégio eleitoral, contra 232 de Trump. O resultado é exatamente o oposto de 2016, quando o republicano conquistou 306 delegados contra 232 da democrata Hillary Clinton.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Biden é o primeiro candidato democrata a triunfar na Geórgia desde que Bill Clinton venceu em 1992. No estado, Trump havia iniciado a apuração em vantagem, mas o democrata o ultrapassou quando os votos de Atlanta e seus subúrbios foram contabilizados.

Até o momento, o presidente eleito tem 49,5% da preferência, contra 49,2% de Trump. A Geórgia (16 delegados) e Carolina do Norte (15) eram os dois últimos estados que não tinham vencedor definido.

Apesar das projeções indicarem a vitória de Biden, o atual presidente americano ainda não reconheceu a derrota. Sem apresentar provas, Trump alega uma suposta fraude eleitoral na apuração de alguns estados em que perdeu. Mas, até agora, nenhuma autoridade identificou qualquer irregularidade na contagem das cédulas.

Continua depois da publicidade

Transição

Hoje, a equipe de transição de Joe Biden já pediu o acesso ao briefing da inteligência presidencial, até então negado por Donald Trump, bem como a todas as prerrogativas previstas no processo de mudança de poder.

“Precisamos de informações em tempo real para enfrentar as crise do momento”, afirmou Jen Psaky, da equipe do democrata, fazendo referência à pandemia. “É fundamental que nossa equipe e nossos especialistas tenham esse acesso”.

Treinamento gratuito do InfoMoney mostra como encontrar oportunidades de investimentos escondidas nos gráficos e fazer a primeira operação. Assista aqui!

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.