Eleições na Alemanha: pesquisas de boca de urna apontam empate entre sociais-democratas e conservadores

Pesquisa aponta que Olaf Scholz, do Partido Social-Democrata, e o conservador Armin Laschet, da União Democrata-Cristã, tiveram 25% dos votos

Equipe InfoMoney

Publicidade

As pesquisas de boca de urna nas eleições alemãs apontam o empate entre a centro-esquerda de Olaf Scholz (Partido Social-Democrata) e a centro-direita de Armin Laschet (União Democrata-Cristã), cada um com 25% dos votos, de acordo com a rede de TV ARD.

Segundo a pesquisa, o Partido Verde ficou em terceiro lugar com 14,5% dos votos. Com isso, a sigla terá um número de cadeiras suficiente para atrair tanto os conservadores como os sociais-democratas – e conquistar ministérios importantes no futuro governo.

Nas eleições alemãs, os eleitores votam em deputados ou apenas no partido. A sigla que obter maioria dos votos pode estabelecer coalizões com outros partidos e formar o novo governo, cujo chanceler é o líder do partido que conseguir vencer o pleito.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo a BBC, a pesquisa foi feita com eleitores de 560 colégios eleitorais por toda a Alemanha. Estima-se que 40% dos eleitores compareceram à votação deste domingo (26).

Após a divulgação da pesquisa, Laschet disse na sede da União Democrata-Cristã (CDU), partido da atual chanceler Angela Merkel, que esta vai ser “uma longa noite”.

“Recebemos um claro pedido de nossos eleitores. Um voto para nossa união é um voto contra um governo de esquerda”, afirmou. “Faremos de tudo para formar um governo liderado pela CDU.

Continua depois da publicidade

Já o líder dos sociais-democratas afirmou que o desempenho do partido foi um “sucesso”: “Os eleitores deixaram claro que eles querem uma mudança no governo”, afirmou Olaf Scholz.

Leia mais: Eleições na Alemanha: o que os investidores precisam saber sobre a sucessão de Angela Merkel

Os primeiros resultados oficiais da apuração devem ser anunciados nas próximas horas. A contagem dos votos deve se estender até a manhã de segunda-feira (27) na Alemanha.

Assim que o resultado oficial estiver definido, os partidos políticos começam a formar as coalizões que vão decidir quem será o sucessor de Angela Merkel no principal cargo do país.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.