Eleições: Alckmin cresce nas pesquisas, mas Lula ainda vence no 1º turno

Datafolha mostra crescimento de 7 pontos percentuais de Alckmin; no entanto, aponta Lula com 54% dos votos válidos

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O instituto Datafolha publicou na noite de quinta-feira uma pesquisa apontando o crescimento do número de eleitores que pretendem votar no candidato à presidência de república Geraldo Alckmin (PSDB). Segundo a sondagem realizada nos dias 21 e 22 de junho, o candidato tucano tem agora 29% das intenções de voto em todo o país, cifra sete pontos percentuais acima da apurada na última medição realizada em maio.

Apesar desta melhora, os dados mostraram que o candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda é apontado como o preferido por 45% dos eleitores, cifra ligeiramente inferior aos 46% registrados na última medição, mas que ainda garante a vitória do candidato petista no primeiro turno das eleições.

Levando em consideração apenas os votos válidos, Lula aparece com 54%, ou seja, mais do que os 50% mais um voto necessários para que não haja segundo turno. O candidato Geraldo Alckmin detém 35% dos votos válidos.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Eventual segundo turno

Apesar de os números não apontarem a necessidade de realização de um segundo turno, o instituto Datafolha questionou seus entrevistados a respeito de quem venceria caso a disputa fosse apenas entre Lula e Geraldo Alckmin, em uma eventual segunda rodada das eleições. A vantagem de Lula se reduz, mas ainda garante uma vitória bastante confortável: 51% contra 40% de Alckmin.

Em relação aos segmentos da sociedade, Lula detém maior popularidade entre os eleitores do nordeste e de menor renda e escolaridade. Já Geraldo Alckmin ganha maior espaço entre os eleitores de maior renda e situados no sul e sudeste, mas não vence Lula em nenhuma das regiões brasileiras.

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 29 de junho, em 177 municípios localizados em 25 unidades da Federação, com 2.828 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.