Eleições 2010: CNI-Ibope mostra Serra na frente, com 38% das intenções de votos

Dilma Rousseff fica com 18% das menções; em cenário com Aécio Neves como candidato do PSDB, Dilma e Ciro Gomes lideram

Giulia Santos Camillo

Publicidade

SÃO PAULO – No primeiro levantamento relativo às eleições presidenciais de 2010, a pesquisa CNI-Ibope mostra o atual governador de São Paulo, José Serra (PSDB) como o candidato favorito, com 38% das menções. Em segundo lugar, com 18% das intenções de voto, aparece a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, cotada como pré-candidata do PT.

A pesquisa ainda mostra 12% das intenções de voto para o deputado do Ceará, Ciro Gomes (PPS), e 7% das menções referentes à ex-senadora Heloísa Helena (PSOL). No cenário com esses candidatos, 13% dos entrevistados apontaram voto nulo ou em branco, enquanto 12% não apontaram um candidato.

O levantamento CNI-Ibope, divulgada nesta terça-feira (9), foi realizado entre os dias 29 de maio e 1º de junho, com 2.002 eleitores de 143 municípios. Conforme informações da pesquisa, a margem de erro é de dois pontos percentuais.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo cenário

A pesquisa também considerou um segundo cenário, tendo o atual governador de Minas Gerais, Aécio Neves, como candidato do PSDB. Nesse contexto, as intenções de voto para Ciro Gomes e Dilma Rousseff são de 22% e 21%, respectivamente, colocando ambos os pré-candidatos em empate técnico na liderança.

Já Aécio Neves fica empatado com Heloísa Helena, com 12% e 11% das intenções de voto dos entrevistados pela pesquisa. No mesmo cenário, os votos em branco e nulos chegaram a 18% e os eleitores que não mencionaram candidatos somaram 12%.

Grau de conhecimento

Além das intenções de voto, a pesquisa CNI-Ibope avalia também o conhecimento, a probabilidade de voto e a rejeição dos pré-candidatos. Enquanto Serra lidera os índices de conhecimento, com quase 31% dos entrevistados admitindo familiaridade, Ciro Gomes (13%), Dilma Rousseff (9%), Aécio Neves (9%) e Heloísa Helena (8%) possuem índices bem menores.

Continua depois da publicidade

No levantamento sobre a probabilidade de votos, a liderança é novamente de Serra, com 27% das certezas de voto. Para Dilma, a porcentagem é de 13%, seguida por Ciro Gomes, com 10%. Em relação a Aécio Neves e Heloísa Helena, os entrevistados que deram certeza do voto somam 8% e 6%, respectivamente.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.