Eleição dos EUA: primárias em 24 estados do país marcam superterça

Estão em jogo 1.023 delegados republicanos e 1.681 delegados democratas; foco fica com a disputa entre Clinton e Obama

Giulia Santos Camillo

Publicidade

SÃO PAULO – As eleições norte-americanas têm um dia de importantes disputas nesta terça-feira (5). As primárias desta “superterça”, que acontecem simultaneamente em 24 estados, podem decidir os candidatos à presidência dos EUA dos partidos Democrata e Republicano.

As atenções estão voltadas para as urnas do país desde a abertura das primeiras mesas do estado de Nova York, às 9h de Brasília, e devem se manter atualizadas até o fechamento das últimas, às 2h de Brasília de quarta-feira (6).

Em uma das eleições mais concorridas da história recente do país, a superterça deve ser marcada principalmente pela disputa entre Hillary Clinton e Barack Obama, pré-candidatos do partido Democrata.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Do lado republicano, as primárias devem confirmar o favoritismo de John McCain contra o adversário Mitt Romney.

Por que tão importante?

No processo eleitoral norte-americano, as primárias de cada estado garantem um número de delegados aos pré-candidatos, de acordo com regras estabelecidas pelo partido. Após as votações, os delegados devem se reunir em convenções nacionais, em agosto e setembro, para decidir quem será o candidato do partido.

A superterça leva esse nome devido à grande quantidade de delegados envolvidos: estão em jogo 1.023 delegados republicanos e 1.681 delegados democratas. Isso representa grande parte do número necessário para se conseguir a candidatura presidencial: pelo lado republicano, um total de 1.191 delegados, e, do lado democrata, 2.025.

Continua depois da publicidade

Resultados antes da superterça

Até agora, a senadora Hillary Clinton conseguiu 48 delegados com a vitória em quatro das seis prévias do partido Democrata, sendo que duas não contaram delegados. Já seu rival na corrida pela candidatura, Barack Obama, tem 63 delegados garantidos, devido à vitória nas outras duas disputas.

De um total de 4.049 delegados democratas, apenas 137 estiveram na disputa até agora, representando 3% do total.

Na disputa dos republicanos, John McCain tem 95 delegados a seu favor, tendo vencido três das oito prévias. Já Mitt Romney, que venceu quatro prévias, conseguiu 67 delegados. Em terceiro lugar fica Mike Huckabee, que conta com 26 delegados.

Continua depois da publicidade

Até esta terça, os republicanos disputaram 238 delegados, 10% do total de 2.380.

As disputas mais acirradas são entre os dois primeiros colocados de cada partido, sendo que a saída do democrata John Edwards e do republicano Rudolph Giuliani da pré-candidatura pode influenciar devido ao modo como seus votos serão repartidos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados