AO VIVO Stock Pickers: Wilson Neto, analista da Clear, e Felipe Pontes, professor do MBA de ações e Stock Picking, falam sobre Day Trade

Stock Pickers: Wilson Neto, analista da Clear, e Felipe Pontes, professor do MBA de ações e Stock Picking, falam sobre Day Trade

Eleição: confira os serviços que abrem e fecham neste domingo

Shoppings e supermercados devem abrir normalmente. Hospitais e pronto-socorros atendem em regime de plantão

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Neste domingo (5), serão realizadas as Eleições 2008, em que os cidadãos vão eleger prefeitos e vereadores em milhares de cidades por todo o país.

Por conta disso, a maioria das pessoas permanecerá no município em que possui vínculo eleitoral, seja para participar do importante processo da política nacional, seja para evitar ter que correr atrás de uma justificativa por sua ausência.

Assim, é necessário ficar atento ao funcionamento dos serviços, já que ninguém quer “dar com a cara na porta” e/ou ficar sem um produto ou serviço essencial em pleno domingo.

Consumo e serviços

Aprenda a investir na bolsa

De acordo com a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), o funcionamento destes estabelecimentos não é decidido pela associação, portanto não há informação sobre a abertura nem horário de funcionamento dos supermercados, cabendo às próprias lojas a definição.

No caso dos shoppings, como não é feriado, a maioria deverá estar funcionando como em um domingo normal. A diferença é que, no horário das eleições, o lojista é obrigado a aceitar que o funcionário saia, desde que o mesmo leve um comprovante que esteve votando.

São Paulo

Para as pessoas que ficarão na capital paulista, é importante saber que muitos serviços essenciais não funcionarão normalmente.

  • Serviços públicos: todas as praças de atendimento das subprefeituras da cidade de São Paulo estarão fechadas durante o domingo de elições.
  • Hospitais: os hospitais e prontos-socorros atenderão em regime de plantão no dia da eleição. As AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) não atendem aos domingos.
  • Assistência Social: os serviços de emergência, acolhida e albergue funcionam 24 horas por dia, como é o caso dos abrigos, albergues e casas de acolhida, do Cape (Central de Atendimento Permanente e de Emergência) e dos Crecas (Centros de Referência da Criança e do Adolescente).

    Já o Agente Jovem, Loja Social, o Restaurante-Escola São Paulo, o Creci (Centro de Referência da Cidadania do Idoso) e Centros para Criança e Adolescente permanecerão fechados no dia 5.

  • PUBLICIDADE

  • Poupatempo: Eles não funcionam aos domingos.
  • Sabesp: a Central de Atendimento (195) funcionará 24 horas durante o dia 5, para os casos de emergência, e o Disque Sabesp (0800-0119911) atenderá das 10h às 16h, horário normal de domingo.

Abastecimento

  • Feiras livres e sacolões: todos funcionarão normalmente, em seus locais e horários habituais, durante a eleição.
  • Mercados: todos abrirão no domingo, com a exceção dos da Lapa, Pinheiros e São Miguel. Os horários serão os seguintes: Kinjo Yamato, Guaianases, Ipiranga, Penha, Sapopemba, Tucuruvi e Vila Formosa, até as 13h; Central Leste, Pirituba e Santo Amaro, até as 14 horas; e Paulistano (Central), das 6h às 18h.

Transportes

  • Ônibus: no dia 5, os ônibus municipais vão circular com 60% da frota utilizada nos dias úteis. O metrô e a CPTM funcionam com os intervalos praticados normalmente no domingo de eleições, não havendo nenhum esquema especial.