Eleição: confira os serviços que abrem e fecham neste domingo

Shoppings e supermercados devem abrir normalmente. Hospitais e pronto-socorros atendem em regime de plantão

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Neste domingo (5), serão realizadas as Eleições 2008, em que os cidadãos vão eleger prefeitos e vereadores em milhares de cidades por todo o país.

Por conta disso, a maioria das pessoas permanecerá no município em que possui vínculo eleitoral, seja para participar do importante processo da política nacional, seja para evitar ter que correr atrás de uma justificativa por sua ausência.

Assim, é necessário ficar atento ao funcionamento dos serviços, já que ninguém quer “dar com a cara na porta” e/ou ficar sem um produto ou serviço essencial em pleno domingo.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Consumo e serviços

De acordo com a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), o funcionamento destes estabelecimentos não é decidido pela associação, portanto não há informação sobre a abertura nem horário de funcionamento dos supermercados, cabendo às próprias lojas a definição.

No caso dos shoppings, como não é feriado, a maioria deverá estar funcionando como em um domingo normal. A diferença é que, no horário das eleições, o lojista é obrigado a aceitar que o funcionário saia, desde que o mesmo leve um comprovante que esteve votando.

São Paulo

Para as pessoas que ficarão na capital paulista, é importante saber que muitos serviços essenciais não funcionarão normalmente.

Continua depois da publicidade

Abastecimento
  • Feiras livres e sacolões: todos funcionarão normalmente, em seus locais e horários habituais, durante a eleição.
  • Mercados: todos abrirão no domingo, com a exceção dos da Lapa, Pinheiros e São Miguel. Os horários serão os seguintes: Kinjo Yamato, Guaianases, Ipiranga, Penha, Sapopemba, Tucuruvi e Vila Formosa, até as 13h; Central Leste, Pirituba e Santo Amaro, até as 14 horas; e Paulistano (Central), das 6h às 18h.

Transportes
  • Ônibus: no dia 5, os ônibus municipais vão circular com 60% da frota utilizada nos dias úteis. O metrô e a CPTM funcionam com os intervalos praticados normalmente no domingo de eleições, não havendo nenhum esquema especial.