Eduardo Bolsonaro e mais 2 ministros testam positivo para Covid-19

Deputado integrou a comitiva de Bolsonaro nos EUA; Tereza Cristina e Bruno Bianco, que não participaram da viagem, também contraíram a doença

Equipe InfoMoney

Eduardo Bolsonaro (Reprodução: YouTube)

Publicidade

SÃO PAULO – Depois do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que cumpre quarentena em Nova York, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), disse nesta sexta-feira (24) em uma rede social que contraiu a Covid-19. O parlamentar também integrou a comitiva do governo que participou nesta semana da 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

Além deles, também informaram ter testado positivo para a doença a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Bruno Bianco. Os dois, porém, não viajaram com o presidente para os Estados Unidos.

O AGU compareceu, na quinta-feira (23), à cerimônia de recondução de Augusto Aras no comando da Procuradoria Geral da República (PGR), realizada no Palácio do Planalto.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Bolsonaro participou do evento por videoconferência, já que cumpre isolamento no Palácio da Alvorada por ter tido contato com Queiroga, seguindo recomendação feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a todo o grupo que esteve nos EUA. Membros da comitiva protagonizaram cenas de aglomeração e, em diversas situações, não utilizaram máscaras.

Além de Eduardo Bolsonaro e Marcelo Queiroga, um funcionário do cerimonial da Presidência da República já havia recebido diagnóstico no sábado (18) – um dia antes de o mandatário chegar ao país para o evento da Organização das Nações Unidas (ONU).

Pelas redes sociais, Tereza Cristina informou que passa bem, mas cancelou todos os compromissos presenciais e disse que permanecerá em isolamento durante o período de orientação médica.

Continua depois da publicidade

Segundo a agenda oficial, a ministra participou de jantar com o embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson, na terça-feira (21). No dia seguinte, esteve com a senadora Kátia Abreu (PP-TO) e com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas – que não usava máscara no momento de um registro publicado nas redes sociais.

Pelo Twitter, Eduardo Bolsonaro disse não acreditar que a vacina é “inútil”, mas sua infecção “é mais um argumento conta o passaporte sanitário”. “Estudos sobre efeitos colaterais e eficácia estão ocorrendo agora”, afirmou.

O parlamentar disse ter tomado apenas a primeira dose do imunizante produzido pela Pfizer. Mas o resultado máximo de eficácia da vacina é obtida apenas após duas semanas da segunda dose. Mesmo assim, há chances de contaminação – embora o risco de evolução para caso grave diminui de forma significativa.

Somando os diagnósticos divulgados nesta sexta-feira, 18 ministros de Bolsonaro foram infectados pela Covid-19 – incluindo aqueles que hoje não ocupam mais cargos no Poder Executivo, mas que contraíram a doença enquanto comandavam pastas do governo.

O presidente Jair Bolsonaro deverá realizar um novo teste RT-PCR no fim de semana. Caso não seja detectada a presença do vírus Sars-CoV-2, ele deverá sair do isolamento e retomar suas atividades.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.