Economistas de Marina sugerem políticas semelhantes às tucanas, diz Monica De Bolle

Segundo Monica de Bolle, equipe de Marina não deixa a desejar frente a de Aécio na área econômica

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em artigo para o jornal O Globo, a economista e sócia diretora da Galanto Consultoria Monica de Bolle traçou um cenário sobre o que esperar de Marina Silva na área econômica, após o período de grande especulação sobre o que iria acontecer após a morte de Eduardo Campos, na última quarta-feira (13).

Monica ressalta que, após o fatídico 13 de agosto, formou-se um consenso de que Marina há de levar as eleições para o segundo turno, algo que não estava garantido com Campos, além do acirramento do “Fla-Flu” entre o PT e o PSDB. 

Mas o que esperar da Marina? Monica ressalta que os assessores de Marina já sinalizaram que a agenda é similar ao do PSDB. “É preciso reformar as instituições que gerem a política econômica, reconstruindo as bases da política monetária e da política fiscal. É preciso ter metas claras para as variáveis fiscais. É preciso recriar o regime de metas de inflação, que tantas ofensas sofreu nesses últimos quatro anos. É necessário desembaralhar o setor elétrico, a Petrobras (PETR3;PETR4). Essa é a parte mais difícil”, ressaltou.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Assim, afirma, com esse discurso, “a equipe econômica de Marina nada deixaria a desejar à equipe econômica de Aécio” ressaltando que, mesmo que os dois times não tenham o mesmo nome, eles têm o mesmo DNA.

E isso é fundamental para resgatar a confiança na economia, aponta. Porém, aponta, mesmo que haja um ânimo com a perspectiva de entrada de Marina na corrida presidencial no curto prazo, todos sabem que nada será fácil no médio prazo. 

“Como tenho insistido, 2015 será um ano complicado na economia, ganhe quem ganhar. A preocupação de todos, portanto, é com o que virá depois. E o que virá depois não pode ser uma emulação do Ministro Guido Mantega, repetindo em entrevistas as incansáveis ladainhas que poucos ainda se dão ao trabalho de ler”, afirma. E ressalta: não é apenas um consenso de mercado que o País está desaprumado, não é um diagnóstico de pessimistas. “A fantasia cansou”, afirma. 

Continua depois da publicidade

“Não desistamos, portanto, do Brasil. Que venha um outubro de esperança depois do agosto da tragédia”, conclui a economista.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.