Economista Guilherme Mello é o mais cotado para assumir Secretaria de Política Econômica de Haddad–fontes

Crítico do teto de gastos, Mello defende, como Haddad, um novo arcabouço fiscal

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA – O economista Guilherme Mello, professor da Unicamp, é, no momento, o nome mais cotado para assumir a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, disseram à Reuters duas fontes próximas ao futuro ministro Fernando Haddad.

Mello é coordenador do programa de pós-graduação em desenvolvimento econômico da Unicamp e um dos principais economistas ligados ao PT. Durante a campanha, foi um dos formuladores do programa econômico do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e, por diversas vezes, representou, em eventos e entrevistas, a campanha de Lula em debates econômicos.

Crítico do teto de gastos, Mello defende, como Haddad, um novo arcabouço fiscal. Em entrevistas, citou formatos usados por diversos país que reúnem metas de resultado primário, limite de dívida ou até que restringem gastos público.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Haddad afirmou, na quarta-feira, que deverá ter sua equipe formada para ser anunciada na semana que vem, e que os futuros secretários do Tesouro e da Receita já estão definidos, mas não quis antecipar nomes.

De acordo com uma das fontes, o futuro ministro deve dar preferência a pessoas com quem já tem relação, com quem já trabalhou, o que baixou a cotação do economista Felipe Salto para compor a equipe.

Apesar de reconhecer Salto como “brilhante”, Haddad não tem uma relação próxima com o secretário da Fazenda de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Esta semana, Haddad anunciou o ex-CEO do banco Fator Gabriel Galípolo como seu secretário-executivo. Galípolo vem ajudando o futuro ministro a montar a equipe. Bernard Appy, que participou da equipe econômica dos primeiros governos de Lula, será secretário especial para a reforma tributária.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.