Economia será o peso principal na hora do voto, diz Brasil Plural

Nesta manhã, o Datafolha divulgou uma pesquisa que confirmou queda de Dilma nas intenções de voto de 37% para 34%

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Nas palavras do célebre estrategista norte-americano James Carville, que cunhou durante a campanha de Bill Clinton a expressão “é a economia, estúpido”, que o Brasil Plural estima qual será o desfecho da eleição presidencial de 2014. Para a equipe econômica do banco de investimentos, a economia será o fator decisivo na hora do voto. 

Nesta manhã, o Datafolha divulgou uma pesquisa de intenção de votos, que confirmou uma lenta tendência de queda na reeleição de Dilma Rousseff (PT). Na comparação com maio, data do levantamento anterior, a atual presidente caiu de 37% para 34%. Mas assim como ele, seus dois principais rivais também variaram negativamente. O senador Aécio Neves (PSDB) passou de 20% para 19%, enquanto Eduardo Campos (PSB) passou de 11% para 7%. 

Com a pesquisa vindo a poucos dias do início da temporada de convenções partidárias, quando são escolhidas as coligações e candidatos para as eleições, alguma alteração pode vir. Para a atual presidente, os economistas citam dois fatores interessantes que a pesquisa mostrou: 74% quer mudanças e, depois de Lula, o político que parece mais qualificado a realizar essas mudanças é Aécio, não Dilma. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Embora Dilma Rousseff ainda seja uma candidata a ser alcançada, as chances dela vencer continuam caindo e a eleição só deve ser decidida perto de outubro, disseram os economistas. Eles citam que as chances do PMDB rejeitar uma coligação com a Dilma aumentaram, lembrando que a partir do dia 10 de junho até 30 de junho, os partidos políticos com registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) poderão realizar convenções destinadas à deliberação sobre coligações e à escolha de candidatos para as eleições gerais deste ano. 

Confira a simulação da pesquisa Datafolha para o 1° turno:

Pré-candidatos* 14 de fevereiro (%) 14 de abril (%) 14 de maio (%) 14 de junho (%)
Dilma Rousseff (PT) 44 38 37 34
Aécio Neves (PSDB) 16 16 20 19
Eduardo Campos (PSB) 9 10 11 7
Nulos/Branco 19 20 16 17
Não sabe 7 9 8 13
*Dados da pesquisa Datafolha de intenções de voto para eleição presidencial