Após o corte

É hora de trocar Levy por Henrique Meirelles, diz Cristovam Buarque

“Levy perdeu a credibilidade, por mais que tenha competência. Não dá mais", afirmou o senador

SÃO PAULO – Em entrevista ao blog de Josias de Souza, do UOL, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu a saída do ministro da Fazenda, Joaquim Levy. De acordo com ele, a perda do grau de investimento do Brasil feita ontem pela agência de classificação de risco pela Standard & Poor’s exige “providências decisivas e rápidas” da presidente Dilma Rousseff.

A primeira delas, afirma Cristovam, “é trazer de volta alguém como Henrique Meirelles”. Meirelles foi presidente do Banco Central entre 2003 e 2011, durante o governo Lula. Agora, segundo o senador, Meirelles deveria estar no lugar de Joaquim Levy na Fazenda. “Levy perdeu a credibilidade, por mais que tenha competência. Não dá mais.”

O blog ainda lembra que, em 1998, quando ainda era do PT, Cristovam surpreendeu ao dizer que o ministro da Fazenda de Fernando Henrique Cardoso, Pedro Malan, deveria se manter no cargo se Lula fosse eleito. “Sou radical de esquerda na área da educação e no social. Mas sou conservador na política econômica”, afirmou. Para ele, a volta de Meirelles restauraria a confiança.

PUBLICIDADE