Dupla ameaça de colapso devastou ambições globais do Brasil, diz NYT

Escândalo de corrupção no Brasil e crise econômica foram destaques na primeira página do New York Times, que contou com Dilma, Moro, Lula e Delcídio na capa

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em sua capa desta segunda-feira, o jornal americano The New York Times destaca a corrupção no Brasil e a crise política no País, buscando explicar o cenário atual. A presidente Dilma Rousseff ocupa a maior imagem da primeira página da publicação, que também conta com fotos do juiz federal Sérgio Moro, do ex-presidente Lula e do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS).  

A publicação afirma que o escândalo da Petrobras é um dos maiores entre os países em desenvolvimento e que, junto com a crise econômica que assola a nação, “devastou as ambições globais” do Brasil. 

A dupla ameaça de um colapso político e econômico devastou as ambições globais da maior nação latino-americana no pior momento possível. O Brasil está ao mesmo tempo enfrentando uma epidemia de deficiências congênitas ligados ao vírus zika, transmitido por mosquitos, e se preparando para sediar a Olimpíada deste ano”, afirma o jornal americano. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O jornal fala ainda da prisão de Delcídio, ocorrida em novembro de 2015, até as origens da Operação Lava Jato, destacando o suposto envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no esquema de corrupção, além da nomeação dele como ministro-chefe da Casa Civil.

Em entrevista ao jornal, Delcídio afirmou: “estou fazendo minha parte para ajudar a República”. O NYT destacou que, antes da delação do senador, a situação de Dilma estava mais confortável, mas houve uma escalada da crise após o depoimento se tornar público. “Eu estraguei tudo, então descobri que precisava de uma chance de fazer as coisas certas de novo”, disse ele ao falar sobre a sua delação.

O senador termina a entrevista cantando um trecho da música “Cartomante”, de Ivan Lins. A canção inclui os versos, citados pelo jornal: “Cai o rei de espadas; Cai o rei de ouros; Cai o rei de paus; Cai, não fica nada”. “É isso mesmo, está todo mundo caindo junto”, afirmou o ex-petista.

Continua depois da publicidade

O NYT também citou a série Game of Thrones para se referir ao atual cenário político do país. As gravações que mostram o diálogo entre Dilma e Lula são citadas, assim como críticas a Moro, acusado por alguns de comandar uma “caça às bruxas partidária”.

Especiais InfoMoney:

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.