Dono de jato foi beneficiado por decreto de Campos em 2011, afirma Estadão

O decreto assinado por Campos foi publicado em 24 de setembro de 2011 e altera incentivo concedido à empresa pelo governador José Mendonça Filho em 2006 que impôs limites para a importação da empresa

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Uma das empresas apontadas como a compradora do jato Cessna usado pela campanha do PSB à Presidência da República foi beneficiada por um decreto assinado por Eduardo Campos, de acordo com a Polícia Federal.

Campos ampliou incentivos fiscais concedidos à Bandeirantes Companhia de Pneus LTDA, na época Bandeirantes Renovação de Pneus na época em que era governador de Pernambuco, segundo informações do jornal “O Estado de S. Paulo”. O decreto de Campos retirou limites de importação de pneus à empresa que haviam sido definidos pelo governo anterior ao dele.

O jato Cessna caiu em Santos no início deste mês matando Campos e outras seis pessoas. Nas últimas semanas, a AF Andrade, oficialmente dona da aeronave, informou ao órgão regulador da aviação que vendeu o jato para um grupo de empresários de Pernambuco. O decreto assinado por Campos foi publicado em 24 de setembro de 2011 e altera incentivo concedido à empresa pelo governador José Mendonça Filho em 2006 que impôs limites para a empresa importar pneus para veículos e máquinas industriais, pneus para máquinas agrícolas ou florestais e pneus para veículos diversos, retirando todos os limites.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Bandeirantes Companhia de Pneus LTDA está em nome de Apolo Santa Vieira, que teria comprado a aeronave em sociedade com o empresário pernambucano João Carlos Lyra de Melo Filho. Lyra, em maio do ano passado, assinou compromisso de compra da aeronave e indicou as empresas Bandeirantes e BR Par para assumir dívidas junto à Cessna. O PSB afirmou, em nota, que o avião foi emprestado para a campanha de Eduardo Campos e não se manifestou sobre suspeitas de que o avião foi comprado com caixa dois.

De acordo com o jornal Valor Econômico, apesar de oficialmente afirmar não investigar o caso além da causa da queda do avião, agentes da PF trabalham com auditores fiscais para apurar suspeitas de fraudes financeiras que envolveriam empresas pernambucanas.

(Com Agência Estado)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.