Dois principais partidos da Eslováquia concordam em aprovar ampliação do EFSF

Todos os 17 países da Zona do Euro precisam aprovar a ampliação do fundo para que ela seja implementada

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – Os dois principais partidos da Eslováquia concordaram em aprovar o EFSF (Fundo de Estabilização Financeira) nessa quarta-feira (12), em uma votação até a sexta-feira (14). O maior partido da coalizão governista, o União Cristã e Democrática da Eslováquia e o principal oposicionista, o Smer-SD, concordaram na aprovação desde que as eleições no país sejam adiantadas para março de 2012.

Esse consenso veio após o impasse político da véspera, o que levou à rejeição do plano no parlamento eslovaco e a queda do governo. Todos os 17 países da Zona do Euro necessitam aprovar a ampliação do fundo antes que ela seja implementada. Até agora, todos os países já haviam concordado, exceto a Eslováquia.

Autoridades da União Europeia já haviam afirmado que a Zona do Euro se encontra em “uma situação perigosa”. A cúpula da união deverá se encontrar no dia 23 de outubro, o que pode dar tempo para que novas medidas de resgate à Grécia e a bancos seja formulada. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.